em

Grupo auxilia mulheres em casos de abuso ou depressão

O projeto Atos de Bondade e Amor (ABA), iniciado por membros da Igreja Cristã Presbiteriana (ICP) de Ponta Grossa, está dando continuidade a projetos iniciados em 2019, com ações voltadas ao apoio junto a mulheres vítimas de abuso ou que estejam sofrendo com depressão.

Desenvolvido por voluntárias, as ações tiveram início com integrantes da ICP, acadêmicos do curso de Psicologia da Unicesumar. Neste ano, as atividades foram incluídas como projeto de extensão da faculdade, contando com o auxílio de seis psicólogas. As atividades, que iniciaram tendo apenas o foco espiritual, agora contam também com o apoio psicológico.

De acordo com uma das idealizadoras do projeto, Suelen Braido, o ministério ABA surgiu com a proposta de atender às maiores necessidades das pessoas. A partir desse ideal, foram desenvolvidos o Grupo de Apoio Tamar (GAT) e o Grupo de Apoio à Depressão (GAD). “Na Bíblia, Tamar foi filha de Davi, abusada pelo próprio irmão. A referência ocorre para gerar a identificação entre as mulheres que já sofreram abuso sexual, e que não encontram com quem falar a esse respeito”, diz.

“O objetivo é oferecer acolhimento às mulheres, com sigilo e segurança, permitindo que elas possam ressignificar sua vida”, acrescenta a coordenadora do GAT, Elaine Ferreira Machado, lembrando que no primeiro ano foram atendidas 10 pessoas, e que apenas uma não deu continuidade aos encontros. “O resultado foi muito positivo, muitas contaram o que houve a familiares, outras mudaram o relacionamento em casa”.

Depressão

Já o GAD, que inicia neste ano, proporcionará rodas de conversa que evidenciam o problema real da depressão como doença. A proposta tem se mostrado acertada. Poucos dias após o início das inscrições, o GAT já tem 11 inscritas e o GAD tem 39.

Inscrições

Os encontros são abertos, gratuitos, e ocorrem na sede do Esquadrão da Vida, na avenida dos Vereadores, ao lado do Centro de Convenções do Avivamento. As inscrições são pelo número (42) 99803-1153.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.