em

Frota de PG tem mais de 50 mil veículos irregulares

O Detran intensificou neste mês a divulgação a respeito da importância do pagamento do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV) 2018. Os vencimentos começaram agora em agosto, e os dois últimos dígitos da placa é que determinam a data de pagamento. O alerta é importante, porque em caso de não ser paga, a conta pode sair ainda mais cara para o condutor.

Segundo o órgão, o motorista flagrado circulando com veículo não licenciado comete uma infração gravíssima. O Art. 230, V do Código de Trânsito Brasileiro prevê aplicação de multa de R$ 293,47, perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e apreensão do veículo. Mas isso não parece intimidar os motoristas.

Um levantamento feito pelo Detran a pedido do DC revela que quase 50 mil veículos circulam pelas ruas de Ponta Grossa sem que o licenciamento do ano anterior tenha sido pago. Os dados são do final de 2017 e, embora apontem uma redução percentual na inadimplência em relação a 2016, colocam 25% da frota de Ponta Grossa dentro da categoria irregular. O número tende a ser ainda maior se for considerado o número de veículos cujo IPVA não foi pago. Em novembro do ano passado, reportagem do DC apontava, com base em dados da Receita Estadual, que um quinto de todos os veículos da cidade também não haviam pago esse imposto. Ao longo dos últimos dois anos, a cidade aparece como a quarta no ranking da inadimplência do CRLV, considerando as cinco maiores frotas de veículos, excetuando-se a capital Curitiba.

 

Pagamentos

O Detran informa que o pagamento do CRLV aplica-se a todos os veículos, e deve ser feito de acordo com a tabela de datas correspondentes aos dois últimos dígitos da placa do veículo. O documento CRLV é de porte obrigatório, na forma original, e só é emitido após a quitação do Licenciamento e dos demais débitos, como multas e IPVA. A taxa pode ser paga nos terminais de autoatendimento do Detran, no Banco do Brasil, Sicredi, Bancoob, Banco Rendimento e Santander.

 

Correios

Também é possível pagar qualquer guia do Detran, com código de barras, com cartões de débito de todos os bancos nos caixas do BB. Automaticamente, o documento será encaminhado pelos Correios para o endereço cadastrado junto ao órgão – que deve estar atualizado. As datas para pagamento podem ser conferidas no site do Detran.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.