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Contorno Norte está entre principais propostas para novo ciclo de concessões

Em reunião pública de trabalho sobre o novo ciclo de concessões rodoviárias realizada na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), na tarde desta terça-feira (7) e que contou com a participação da governadora Cida Borghetti  (PP), comunidade e lideranças apresentaram propostas que consideram fundamentais para o novo modelo a ser implementado no Paraná. 

Entre as propostas, a construção do Contorno Norte foi defendida pelos grupos de estudos, além de lideranças de entidades e políticas, como o presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), Douglas Taques Fonseca e o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel (PSDB). "Precisamos ter o Contorno Norte para que a cidade continue avançando, com o escoamento da safra de toda a região dos Campos Gerais, minimizando os riscos na avenida Souza Naves", ressaltou Rangel. 

Ele destacou ainda a importância da realização de debates como o realizado em PG e das parcerias público-privadas, principalmente nos serviços de infraestrutura. Para ele, uma das cláusulas do novo contrato deve prever que as concessionárias tenham sede em PG e municípios da região, gerando impostos que são essenciais para o desenvolvimento das cidades. "É muito importante trazer este debate para a comunidade, ver de que maneira a comunidade pensa", completa o presidente da Acipg.

Conforme a governadora, o Paraná já iniciou as tratativas o Ministério dos Transportes para uma nova delegação das rodovias federais que formam o Anel de Integração. Em junho, o Estado notificou as seis concessionárias de pedágio para iniciar os processos de finalização dos contratos, que acabam em 2021. "E, com as reuniões públicas, queremos discutir com a comunidade o quanto queremos pagar pelo pedágio e as obras que necessárias", aponta, destacando que nos próximos três anos o estado vai acompanhar o  encerramento dos contratos e o encontro das contas. "E, a partir daí começa uma nova vida para as estradas do Paraná, para que possamos avançar ainda mais. E, não apenas com rodovias, porque não podemos depender apenas de um modelo, mas queremos investir nas ferrovias. Queremos avançar em tecnologia e no diálogo, porque só assim construímos um estado melhor", acrescenta. Cida defende a construção de um novo modelo, ouvindo toda a sociedade civil, garantindo mais obras e uma tarifa 50% mais baixa, em média.

Durante o encontro, o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Abelardo Lupion, apresentou o processo de construção do novo modelo, que seguirá o direcionamento de três grupos de trabalho formado por órgão dos governo. O primeiro discutirá a nova delegação das rodovias, o segundo grupo ficará responsável pelo encerramento dos atuais contratos e o terceiro estudará o novo modelo de concessão. "Não estamos em guerra com as concessionárias, mas nós é que vamos dizer o que queremos para o futuro", ressalta. 

O presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais, o prefeito de Jaguariaíva, José Sloboda também ressaltou a importância de se debater a continuidade do repasse do ISSQN para às prefeituras. “É um recurso que não podemos perder”, avalia . 

 

Reunião 
Esta foi a terceira reunião pública de oito encontros de oito encontros que o governo pretende realizar. A iniciativa do estado busca organizar o encerramento do modelo de concessão iniciado em 1997. Na abertura do encontro, o coordenador de concessões do DER, Roberto Abagge, apresentou as obras previstas e o que vai ser entregue na região de Ponta Grossa e foi exibido um vídeo explicando o histórico das concessões e após as explanações iniciais, foram formados grupos de trabalho para discutir questões que nortearão as propostas futuras. Os grupos se pautaram em questões como qual seria um preço justo para o pedágio; quais as obras necessárias para a região; quais serviços as concessionárias deveriam oferecer; qual o modelo ideal de cobrança de pedágio e quais novos trechos de rodovias poderiam ser objeto de concessão. Todas as respostas, de todos os encontros, serão consideradas no momento da elaboração do projeto.

Além da construção do Contorno Norte, os grupos formados em Ponta Grossa apresentaram como sugestão o pagamento da tarifa por quilômetro rodado, a construção de estradas marginais nas áreas urbanas, viadutos e passarelas necessárias, criação da terceira faixa até Curitiba, reforço da sinalização nas avenidas Presidente Kennedy e Souza Naves, serviços de assistência médica, implantação de portal de cobrança eletrônica, portal da transparência com a programação das obras durante a concessão, concessão de trechos entre Ponta Grossa e Palmeira, entre Ponta Grossa e Teixeira Soares. 

Presenças 
Participaram ainda da reunião o prefeito de Castro, Moacyr Elias Fadel Junior; o prefeito de Ventania, Helly Santiago; o secretário estadual de Esporte e Turismo, João Barbiero; o presidente da Agepar, Omar Akel; superintendente regional do DER, Hamilton Luiz Boing; o coordenador regional da Casa Civil, Pietro Arnaud; vereadores, prefeitos, entre outras lideranças da região. 

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