em

Forças de segurança procuram por nove presos ainda foragidos

A busca pelos foragidos da cadeia pública Hildebrando de Souza, na última segunda-feira (27), segue de forma intensa pelas forças de segurança de Ponta Grossa. Ao todo, nove homens ainda não foram recapturados. Ao todo, 32 detentos fugiram da 9ª galeria do presídio. A fuga foi flagrada por agentes penitenciários de plantão que solicitaram reforço policial. Até a tarde de quarta (29) a polícia procurava por 11 detentos.

Mas, no início da noite, equipes do Choque da Polícia Militar prenderam mais um dos fugitivos. O homem de 31 anos foi encontrado em uma residência, na Rua Darci Sussena, bairro Contorno, por volta das 19 horas.

Ao ver os policiais, ele tentou fugir, mas acabou detido pelas equipes. Outro rapaz que estava na residência, de 21 anos, também acabou preso em decorrência de um mandado de prisão em aberto. Os dois foram encaminhados para a 13ª Subdivisão Policial (SDP).

Confronto

Ainda durante a noite de quarta, outro foragido do presídio foi atingido por disparo de arma de fogo durante troca de tiros com a PM. O confronto aconteceu por volta das 23h20 na Rua Dois, bairro Vila Nova. Segundo a polícia, denúncias anônimas informaram que o fugitivo, de 19 anos, estaria andando na via armado com revólver.

Equipes realizaram buscas pela região e localizaram o suspeito. Ao receber voz de abordagem, ele efetuou disparos em direção aos policiais. Houve troca de tiros e o rapaz acabou atingido. Ele foi atendido pelos socorristas do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergências (Siate) e encaminhado em estado grave ao hospital.

De acordo com a PM, ele permanecerá sob escolta policial até se recuperar. O revólver utilizado durante o confronto foi apreendida e encaminhada à delegacia.

Adequações

O Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) confirmou nesta semana a implantação de celas modulares ('shelters') para o presídio Hildebrando de Souza. O 'Cadeião' como é chamado tem sofrido com problemas graves na infraestrutura do prédio, mas também com relação a superlotação de presos. O local tem capacidade para apenas 200 vagas, no entanto, bateu recentemente o recorde de superlotação com pouco mais de 900 detentos na semana passada.

(Foto: Fábio Matavelli)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.