em

Festival em Ponta Grossa oferece pano de prato e frango assado como prêmios

Arte: FMC

A Fundação de Cultura de Ponta Grossa (FMC) abriu inscrições para o ‘Festival Ria+ Ponta Grossa’, que pretende estimular a criação de conteúdo de comédia, dar visibilidade aos talentos humorísticos da cidade e promover interação direta com o público pelas redes sociais.

No entanto, o evento está causando polêmica nas redes sociais pela premiação. Os dois primeiros ganham R$ 1 mil e R$ 600, respectivamente. Já o terceiro colocado leva kit de pano de prato enquanto o quarto lugar ganha um frango assado.

A iniciativa divide opiniões. Por se tratar de um Festival humorístico há quem acredite que a organização quis brincar oferecendo os itens. Por outro lado, há quem veja que a piada desvaloriza o cenário artístico local.

O ‘Festival Ria+ Ponta Grossa’ vai acontecer entre os dias 06 e 11 de julho e quer atrair participações de variados formatos como contação de piadas, stand up, músicas cômicas, apresentações circenses, esquetes de humor e “o que mais a criatividade do participante possa criar”.

O texto de divulgação informa que os conteúdos não podem apresentar preconceito, qualquer tipo de discriminação, disseminação de notícias falsas, polarização política e/ou conteúdo criminoso. De acordo com a FMC, o festival é aberto para toda a comunidade, não necessariamente para artistas profissionais.

‘Xuxa do Calçadão’

No contexto humorístico local, o festival traz uma premiação alternativa e o “Prêmio Xuxa do Calçadão”, alusão à personagem que tornou-se símbolo da cidade.

“Escolhemos Xuxa do Calçadão para ser homenageada porque ela foi durante muito tempo a cara da alegria do Centro de Ponta Grossa, uma pessoa que estava sempre rindo, sempre cantando, sempre mexendo com todo mundo e estava sempre feliz”, diz o presidente da FMC, Alberto Portugal.

Regulamento

O Ria+ tem duas etapas. Na primeira será definido o vencedor do prêmio do Júri Popular, por meio das reações obtidas pelos vídeos de todos os participantes. Eles serão postados na página oficial da FMC no Facebook.

Nesta fase também serão estabelecidos os concorrentes que seguirão para a segunda etapa. Os dez candidatos com maior pontuação do Júri Popular vão participar de apresentação ao vivo e transmitida pelas redes da FMC. Lá serão avaliados pelo Júri Técnico e definidos os quatro premiados.

As inscrições vão até o dia 27 de junho. Os proponentes devem enviar vídeo com produção inédita de, no máximo, 5 minutos junto com o formulário de inscrição que está no site da FMC.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.