No domingo, dia 15 de setembro, é comemorado o aniversário de Ponta Grossa. Também é o Dia da Padroeira da Diocese de Ponta Grossa, a Mãe da Divina Graça. Por se tratar de uma festa diocesana, ela deve ser celebrada no dia próprio. Como o Dia da Padroeira caiu em um domingo neste ano, a festa vai provocar mudança na missa deste domingo, pela manhã.
Isso porque, levando em consideração a importância da padroeira diocesana, o bispo Dom Bruno Elizeu Versari permitiu alterar a Liturgia. Dessa forma, será possível a celebração do Dia da Padroeira no próprio dia 15.
Dia da Padroeira da Diocese de Ponta Grossa
A sugestão da equipe diocesana de Liturgia e Canto Pastoral é que a celebração da manhã nas comunidades matriz e capelas sejam realizadas com a Liturgia própria da Festa da Mãe da Divina Graça. As outras celebrações, de vésperas e domingo à tarde, seguirão o formulário normal.
Capelas e ritos iniciais
Os coordenadores das equipes desse final de semana e também coordenadores das capelas devem orientar seus leitores quanto às alterações. Já nos Ritos Iniciais, o cântico de entrada deve ser o Hino da Mãe da Divina Graça. As leituras serão especiais, como a de Lucas 1,26, assim como a Oração dos Fiéis.
A padroeira da Diocese de Ponta Grossa foi instituída por decreto do Papa João Paulo II, de 25 de julho de 1983.
Desfile
A Igreja estará representada no desfile cívico-militar de domingo com cerca de 120 pessoas. O bispo emérito Dom Sergio Arthur Braschi irá compor o rol de autoridades no palanque oficial, na Avenida Vicente Machado. O desfile terá início às 8h30 e contará com a participação de agentes da Pastoral da Criança e do Encontro Matrimonial Mundial.
Também participam a Comunidade Shalom, Catequese, Liga Católica e do Rosário Perpétuo. Ainda estarão no evento o Conselho de Animação Diocesana da Ação Evangelizadora (Cadae) e Pastoral Familiar. O Encontro de Casais com Cristo, Casa do Divino, Infância Missionária e do Movimento Mães que Oram Pelos Filhos se farão presentes.