em

Família de Ponta Grossa pede ajuda para tratar doença rara

Diego, esposo de Patrícia, foi diagnosticado em julho (Reprodução / Facebook)

No último mês, uma das voluntárias a receber vacina de Oxford, em teste contra a covid-19, desenvolveu sintomas de mielite transversa. Isso colocou em pausa os estudos da vacina, uma das mais promissoras para imunizar a população contra o novo coronavírus. Mas, poucos sabem o que é a mielite transversa.

De acordo com pesquisa divulgada pela Revista Nascer e Crescer, em Portugal, a forma aguda da doença atinge de uma a quatro pessoas em cada um milhão de habitantes. A ciência ainda não tem bem claro o motivo pelo qual ela se manifesta. Em Ponta Grossa, há pelo menos um caso.

Diego Sampaio completou 31 anos na última quinta-feira (1º), mas a comemoração foi contida. Fisicamente, inclusive. A mielite transversa inflamou sua medula e, a partir do final de 2019, ele perdeu os movimentos do tórax para baixo. A pandemia de covid-19 também prejudicou a continuidade do tratamento que ele vinha realizando. O hospital referência que o atendia precisou direcionar esforços para os casos do novo coronavírus, e o diagnóstico final só veio em julho, em clínica privada.

Parte dos medicamentos que ele precisa tomar não está disponível pelo SUS. Por isso, familiares e amigos vêm realizando rifas e campanhas para arrecadar fundos, com o objetivo de pagar pelo tratamento.

“Ele tem uma família que o ama muito, tem filhos para criar, crianças que estão sofrendo por ver o pai nessa situação. Pois ele sempre foi muito presente… aquele pai que levava e buscava na escola, chutava bola com eles, levava no parquinho”, diz a esposa, Patrícia Sgarbossa.

Com o avanço rápido da doença, a família agora está pedindo ajuda financeira para dar a ele um tratamento que é oferecido em Curitiba. Quem puder ajudar de alguma forma, pode acessar a página de Patrícia Sgarbossa no Facebook.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.