em

Monitoramento confirma “seca grave” em Ponta Grossa

Divulgação AEN

O município de Ponta Grossa está enfrentando período de seca classificada como grave. A informação consta no Monitor de Secas, plataforma on-line da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

O sistema apresenta a condição da seca ocorrida no mês anterior e subsidia políticas públicas de enfrentamento em cada estado. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) e o Instituto Água e Terra (IAT) passaram a integrar os relatórios.

Todo mês é produzido um mapa, em escala regional, classificando a seca nas zonas monitoradas em seis categorias segundo o grau de severidade: ausente, fraca, moderada, grave, extrema e excepcional. Os principais beneficiados são os setores agrícola, energético e de saneamento.

Consulta

Uma vez consolidada, a versão final do mapa é divulgada na Internet em monitordesecas.ana.gov.br.

No mapa lançado em 18 de setembro, o Paraná apresenta a situação mais crítica dentre as 19 Unidades da Federação monitoradas. Todo o território paranaense está sendo atingido, com os maiores percentuais de seca grave (61,14%) e extrema (8,60%). A região de Ponta Grossa aparece em laranja (grave), enquanto Curitiba e região metropolitana estariam em situação de seca extrema.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.