em

UPAs de Ponta Grossa atingem lotação máxima

Casos de suspeita de dengue seguem aumentando o fluxo de busca por atendimentos

Foto: Arquivo DC

Ponta Grossa atingiu, nessa sexta-feira (3), condição antes só verificada no auge da pandemia de covid-19. A UPA Santa Paula e a UPA Santana, as duas UPAs de Ponta Grossa, destinadas a pronto atendimento porta-aberta 24 horas, atingiram 100% de ocupação de leitos de emergência e observação.

Lotação de UPAs em Ponta Grossa

A informação foi repassada via comunicado via redes sociais pela empresa gestora das UPAs da cidade. Confira abaixo:

A direção das UPAs Santana e Santa Paula informa que nesta sexta-feira (03) ambas as unidades encontram-se com 100% de ocupação dos leitos de emergência e observação.

Devido à situação, os serviços de regulação do município e hospitais da região foram oficializados como forma de, neste momento, encaminharem preferencialmente os pacientes de urgência e emergência a outros locais de atendimento.

Os atendimentos de procura direta permanecem normais nos consultórios, contudo, devido à alta procura, a orientação é que pacientes cujos casos não sejam de emergência evitem se dirigir à unidade hoje, para que assim os casos mais graves sejam priorizados.

Também é importante destacar que medidas já estão sendo tomadas pela direção junto aos órgãos de regulação de leitos a fim de realizar as transferências dos pacientes o mais breve possível e normalizar a situação o quanto antes.

Causas e transferências

De acordo com a assessoria de imprensa da INDSH (Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano), que gerencia as UPAs, transferências de pacientes devem ocorrer ao longo deste sábado (4) e domingo (5), como forma de equilibrar os atendimentos.

Porém, até esta manhã, continuava a superlotação das duas unidades. “Tivemos alguns aceite de vagas, mas ainda assim não o suficiente para acolher novos pacientes com segurança. Já comunicamos novamente os órgãos de regulação”, acrescentou a assessoria de imprensa. De acordo com a gestão das UPAs, a procura decorrente de sintomas compatíveis com dengue é a principal causa do aumento na procura.

Tenda de triagem

No mês passado, a Prefeitura de Ponta Grossa instalou uma tenda na UPA Santa Paula como forma de dar agilidade nos atendimentos. Porém, segundo a gestão da Unidade, a tenda não altera a lotação, porque não implica em aumento de leitos. “Estamos falando de leitos de observação e emergência. Na tenda são realizadas apenas a triagem e consultas aos pacientes com casos não urgentes. A maioria nem chega a entrar na unidade para atendimento, fica ali mesmo”, informa.

Leia também:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.