em

Estudante de 16 anos apresenta novas leis para Ponta Grossa

Presidente da Câmara, Filipe Chociai, Edson Gil e Pedro Brandão na sessão solene de encerramento do Câmara Jovem

Uma turma de jovens está ajudando a formular novas leis e apresentar políticas públicas visando melhorar a cidade de Ponta Grossa. Eles participam do programa Câmara Jovem, desenvolvido dentro do Legislativo e que conta com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Vara da Infância e Juventude.

Leia mais: Câmara instaura CPI sobre uso de imóveis no Distrito Industrial de Ponta Grossa

Em 2023, os 16 “vereadores” do programa apresentaram 28 PLs (veja abaixo tabela completa), sendo uma parte deles adotada pelos verdadeiros parlamentares. Um deles é o Banco de Ideias Legislativas, apresentado oficialmente à Câmara pela vereadora Missionária Adriana (SD).

O coordenador do Câmara Jovem até dezembro de 2023, jornalista Edson Gil, disse que, assim, como esta sugestão, Adriana deve apresentar ao menos mais três PLs que nasceram das reuniões e foram sugeridos pelo estudante Pedro Brandão, 16 anos, recordista na produção legislativa ano passado. Dos 28 PLs apresentados, nove foram de autoria de Brandão.

Seu papel na política

Em entrevista ao Portal DCmais e Diário dos Campos, o estudante conta que se interessou pela política após apresentação do projeto Câmara Jovem no colégio em que estuda. Em 2022, Brandão recebeu o diploma de vereador jovem pelo projeto Eleitor do Futuro, realizado pela Vara da Infância e Juventude e TRE.

“A política é muito mais que o papel do político, do vereador, do servidor público. Está no dia a dia do cidadão ‘comum’”, afirmou.

Faltas às sessões

O estudante lembra que quando começou a atuar como jovem vereador, em maio do ano passado, buscava sempre estar presente nas sessões ordinárias dos verdadeiros parlamentares e uma das coisas que lhe chamou a atenção era a ausência de um ou outro nas sessões (saiba aqui quais mais faltaram em 2023). “Vi que eles faltavam por causa da profissão deles, fora da Câmara. Mas se você quer fazer efetivamente um bom trabalho, precisa estar ali, presente nas sessões”, destaca.

Sobre uma possível candidatura no futuro, Brandão não descarta a possibilidade de concorrer, mas isso depois de uma estabilização financeira e profissional – ainda não é definitivo, mas ele pretende ser engenheiro civil. “É preciso ter planejamento e organização para conciliar emprego e cargo de vereador”, analisa, acrescentando que, nesse caso, é possível abrir mão do salário de vereador.

Questionado sobre ter um político que lhe inspira, o adolescente disse admirar características de alguns e citou o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). “Ano passado, na época dos ciclones e alagamentos, gostei de sua proatividade, de como ele reagiu e solucionou as crises”, destaca.  

Ficou interessado? Veja como participar

As próximas eleições para a edição 2024 do programa Câmara Jovem, em Ponta Grossa, irão acontecer no final de fevereiro, segundo informou o ex-coordenador, Edson Gil. Ao todo, 32 escolas das redes estadual e particular se inscreveram para participar. Os alunos interessados em praticar a “vereança” neste ano devem estar cursando o Ensino Médio e ter até 16 anos no dia da eleição. Eles precisam procurar a direção da escola para registrar a candidatura, assim que começar o ano letivo.

De acordo com Gil, após as eleições, o TRE, através de um cálculo proporcional, irá definir quem serão os 19 que vão participar ativamente da política como jovens vereadores. Os demais estudantes ficarão como suplentes.  

Produção Legislativa Câmara Jovem 2023

Projetos de Lei28
Sugestão Legislativa5
Indicações181
Moções30
Requerimentos2
Fonte: Câmara Municipal de Ponta Grossa

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.