em

Vereadora de PG propõe que cidadãos sugiram projetos de lei

(Foto: Arquivo DC)

Foi protocolado, no fim do ano passado, na Câmara de Vereadores, uma proposta que visa aumentar a participação popular nas decisões políticas de Ponta Grossa. O Projeto de Lei 488/2023, assinado pela vereadora Missionária Adriana (SD), cria o Banco de Ideias Legislativas.

Leia mais: Câmara instaura CPI sobre uso de imóveis no Distrito Industrial de Ponta Grossa

Trata-se de um serviço que – se aprovado pelos parlamentares – será disponibilizado na internet para que os moradores possam apresentar sugestões para criação, alteração ou revogação de leis; realização de audiências públicas e outras medidas de cunho legislativo.

Entre os objetivos do PL estão a aproximação da Câmara com a comunidade ponta-grossense, o fortalecimento da democracia e ainda ampliação do controle social e a participação popular no processo legislativo.

Como fazer

Para apresentar as ideias, o morador ou entidade jurídica deverá preencher um cadastro e também uma justificativa para a sugestão. Conforme descrito no PL, apenas vereadores e servidores terão acesso aos dados.

As sugestões serão divididas por tema e data e ficarão disponíveis para consulta pública no site da Câmara Municipal. Ideias que não sejam consideradas pertinentes, que sejam repetitivas ou desrespeitosas serão arquivadas ou enviadas para a Ouvidoria da Câmara.

As ideias, segundo o projeto, poderão ser adotadas por algum vereador ou comissão permanente.

Contribuição

A reportagem do Diário dos Campos e portal DCmais conversou com o professor de Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Emerson Cervi, sobre a proposta. Para o pesquisador, o PL pode ser benéfico, caso seja aprovado pela Câmara. “É uma iniciativa que leva a um parlamento mais aberto ou, por outro lado, uma legislatura mais participativa”, avalia.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.