Escolas estaduais de PG elegem novos diretores

O Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa divulgou nesta sexta-feira (9) o resultado da eleição de diretores das escolas estaduais do município, realizada por meio de consulta pública realizada na quarta-feira (7). O resultado ainda é provisório, já que cabe recurso ao resultados. Das 36 escolas estaduais de Ponta Grossa que realizaram eleições para a escolha dos novos diretores e diretores auxiliares, 22 elegeram novos diretores, 13 não atingiram quórum mínimo de participação – é preciso que cada escola atinja pelo menos 35% de quórum para que o resultado seja homologado; e uma – a Escola Iolando Taques não teve chapas inscritas até dia 2 de junho, e assim a eleição deve ficar para o segundo turno, em 23 de julho.
A eleição aconteceu em 1,7 mil escolas de todo o Paraná, de forma presencial, ou on-line, dependendo da escolha feita antecipadamente pelas escolas, que se prepararam para o pleito em uma das modalidades. Das 36 escolas de PG, dez realizaram o processo de forma on-line e em 26 colégios a consulta foi realizada de maneira presencial. Ao todo, 42 candidatos disputaram as eleições. Nos colégio cívico-militares também não houve consulta pública, já que tiveram edital específico no final de 2020.
Segundo a presidente da Comissão Consultiva Regional, do setor de Recursos Humanos do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa, Ivanice Rodrigues de Lima Bassani, nos casos em que não foi atingido o quórum mínimo, uma nova chamada para votação será realizada, provavelmente no dia 23 de julho. A consulta pública aconteceu das 8 às 21 horas na quarta-feira. Na votação impressa a comunidade precisou ir até a escola fazer sua opção de voto. Na escolha online, os votantes receberam um link e token pessoal e intransferível para fazer sua opção de forma online.
Questionada pelo dcmais, Ivanice não atribui a falta de quórum à pandemia. Segundo ela, esta situação já aconteceu em outros anos. “Isso acontece principalmente nas escolas maiores que recebem alunos de várias regiões das cidades, não só do entorno da escola, e podem ter mais dificuldade para atingir o quórum”, explica. Ela explica que a situação foi verificada tanto em escolas onde a votação aconteceu de forma presencial quanto on-line. “A grande maioria das escolas atingiu o quórum, mesmo tendo votação presencial, então outros fatores também podem interferir na decisão da comunidade em comparecer para votar. A abstenção também é um fator que deve ser levado em conta pelos candidatos para reavaliarem as suas estratégias de chamamento da comunidade para participar do processo”, avalia.
A posse dos novos diretores está marcada para o dia 30 de julho. Conforme legislação estadual, ao completar dois anos de mandato, diretores e auxiliares devem apresentar prestação de contas e plano de ação. Sendo atendidos os requisitos, dar seguimento ao mandato por mais dois anos.
Veja as escolas que elegeram novos diretores e diretores auxiliares*
Skip to PDF content* O resultado é provisório, pois ainda cabe recurso aos resultados
