26 de junho de 2026

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no portal e personalizar a publicidade exibida. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de privacidade.

Elizabeth Schmidt confirma Bruno Costa na Secretaria de Agricultura


Por Das Assessorias Publicado 06/04/2021 às 16h34 Atualizado 21/02/2026 às 14h53
Ouvir: 00:00
(foto: divulgação)

A prefeita Elizabeth Schmidt confirmou nesta segunda-feira (5) o empresário Bruno Costa como seu secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Costa, que ocupou o posto em 2019 e 2020, estava interinamente no cargo, com o afastamento do ex-secretário Osmar Hilgemberg Júnior, vitimado pela Covid em fevereiro passado.

Natural de Ponta Grossa, tem 36 anos, é empresário, formado em Administração com ênfase em negócios internacionais pela Faculdade União. Fez MBA em Gestão Comercial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e MBA em Agronegócios pela USP/Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz).

Foi presidente do Núcleo Campos Gerais do Cavalo Quarto de Milha (NCGQM) e diretor de Abastecimento da SMAPA, em que comandou os programas Feira Verde e Mercado da Família.

Entre 2019 e 2020 foi nomeado pela primeira vez como secretário da Pasta. Nesse período, liderou discussões para estimular a criação de cooperativas e associações de produtores rurais e acordos de cooperação técnica.

Também iniciou o projeto de reestruturação da compra de produtos hortifrutigranjeiros através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), hoje uma realidade na gestão 2021, que neste ano, aproximadamente triplicou a compra de alimentos para 86 famílias e 254 produtores rurais de Ponta Grossa e todos os distritos, através da demanda organizada da produção por sazonalidade.

Costa também se engajou na criação de programas como o ‘Pneu velho ainda roda’, trocando pneus por alimento e o programa Passe Verde, que realiza a troca de pneus e recicláveis por vale transporte no Programa Feira Verde, auxiliando ao combate à dengue. A medida colocou a cidade em antepenúltimo lugar com os menores casos no Paraná e sem nenhuma morte no último ano epidemiológico.

Na pandemia em 2020, em parceria com uma startup criou a Feira Delivery, onde através da internet a população pode fazer pedidos de produtos hortifrutigranjeiros dos produtores, sem sair da comodidade de suas casas, bem como a Feira do Peixe Digital, na Semana Santa, sendo realizada a 2ª edição também em 2021, no formato digital.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.