23 de junho de 2026

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no portal e personalizar a publicidade exibida. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de privacidade.

Elizabeth sanciona lei que torna Conselho de Transporte novamente consultivo


Por politica Publicado 05/08/2021 às 21h22 Atualizado 21/02/2026 às 09h29
Ouvir: 00:00
Foto: Arquivo DC

A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (PSD), sancionou a lei 14.035/21, que torna o Conselho Municipal de Transporte novamente consultivo. A lei foi publicada no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (5) e leva a assinatura da prefeita e do procurador geral, Gustavo Schemim da Matta.

O projeto de lei 141/21, de autoria do próprio Poder Executivo e que propôs que o Conselho Municipal de Transporte (CMT) voltasse a ter caráter consultivo foi aprovado em segunda discussão na Câmara de Vereadores na sessão de quarta-feira (4). Na ocasião, a votação dividiu opiniões: alguns vereadores apontaram o esvaziamento do CMT e a dificuldade do trabalho do conselho permanecendo deliberativo. Outros vereadores, no entanto, destacaram que voltar ao caráter consultivo seria um retrocesso, já que como deliberativo o conselho poderia fiscalizar e participar da construção de políticas públicas de transporte.

O conselho ganhou caráter deliberativo em 2019, por meio de proposta de lei também do Executivo. Mas, com a mudança, houve um esvaziamento do Conselho, já que os integrantes alegavam não ter dados suficientes para decidir questões complexas e polêmicas como o reajuste da tarifa do transporte coletivo.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.