A obra de duplicação e ampliação da capacidade da PR-151, entre Ponta Grossa e Palmeira, na região dos Campos Gerais, devem começar ainda este ano. A informação foi confirmada com exclusividade pelo secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
A previsão inicial era de que em março de 2024 as obras iniciassem, já que a licitação foi feita, o projeto finalizado e o recurso liberado. Porém, de acordo com Sandro Alex, o Ministério Público pediu um estudo adicional para o Governo do Paraná. “Estamos conversando com os órgãos competentes para iniciarmos a obra. Nos foi pedido um estudo para verificar a possível presença de um cemitério indígena no trecho. A gente até discorda porque é uma faixa de domínio, já de conhecimento notório”, explica o secretário.
Sandro Alex ressalta que assim que o governo estadual conseguir todas as liberações a obra já será iniciada, com expectativa para ainda este ano, como previsão inicial.
Detalhes da duplicação e ampliação
O projeto tem início na interseção com a BR-376 com a PR-151, em Ponta Grossa. Dali até o entroncamento com a PR-438 será realizada a restauração e duplicação da rodovia, em uma extensão de 6,8 quilômetros.
Neste primeiro subtrecho também estão previstas a implantação de vias marginais em dois trechos mais urbanizados de Ponta Grossa, interseções em desnível no acesso ao bairro Cará-Cará e no entroncamento com a PR-438, além de adequações no acesso ao aeroporto, no viaduto sobre a linha férrea e na ponte sobre o Rio Tibagi.
No segundo subtrecho, da PR-438 até Palmeira, em uma extensão de 33,31 quilômetros, será restaurado o pavimento e ampliada a capacidade da rodovia.
Leia mais: Sandro Alex revela a data para a volta da cobrança do pedágio no PR; saiba os valores