em

‘Desperdício zero’ reduz 13% das perdas com embalagens de alimentos

Foto: Divulgação

A Tetra Pak, líder mundial em soluções de processamento e envase de alimentos, acaba de divulgar os dados de 2023 do Programa Desperdício Zero. No ano passado, a iniciativa foi responsável pela redução média de 13% em perdas e desperdícios com embalagens pós-envase na cadeia de alimentos, considerando indústria, distribuidores, atacados, centros de distribuição e pontos de vendas, como redes de varejo e pequenos comércios.

Leia mais: Exclusivo: saiba onde será a nova unidade do Muffato em Ponta Grossa

Durante o ano, a iniciativa capacitou e qualificou mais de 8.400 pessoas que atuam em algum desses setores, com o compartilhamento de conhecimentos que diminuem os riscos de contaminação por manuseio inadequado dos alimentos envasados em embalagens longa vida e que mantêm a boa aparência e qualidade destes produtos.

Perdas minimizadas

Lançado no Brasil pela companhia em 2010, o projeto tem o objetivo de orientar todos os profissionais envolvidos no processo de distribuição e venda de alimentos sobre os procedimentos corretos de manuseio das embalagens, a fim de que as perdas de produtos pelo varejo sejam minimizadas. Desde sua implementação, mais de 100 mil pessoas já foram capacitadas pela iniciativa.

Segundo dados do IBGE apresentados em 2023, o Brasil desperdiça por ano cerca de 46 milhões de toneladas de alimentos. E, do ponto de vista da cadeia de produção e distribuição, a Pesquisa Abrappe de Perdas no Varejo Brasileiro, divulgada também ano passado pela Associação Brasileira de Prevenção de Perdas, revelou que produto danificado em loja está entre as três principais causas geradoras de quebras operacionais no varejo (15%), atrás apenas de perecibildade (27%) e vencimento do produto (26%). Danos em estoque, refrigeração, exposição e armazenamento inadequados e respondem, conjuntamente, por 25%.

“Estes dados revelam que entre a distribuição, armazenamento e a venda de um produto no varejo, há espaço para diminuição de perdas e de custos desnecessários. O programa Desperdício Zero nasceu justamente para orientar todos os profissionais envolvidos nestes processos dentro do setor de alimentos e bebidas sobre os procedimentos corretos de manuseio das embalagens a fim de minimizar tais riscos”, comenta Debora Parreira, Gerente de Soluções de Vendas e Distribuição da Tetra Pak.

A partir de um conteúdo vivo, atualizado ao longo dos anos, o programa se adapta para os segmentos e realidades que encontra, como, por exemplo, para os clientes novos que ainda não têm conhecimento do manuseio das caixinhas e clientes antigos que já tiveram o treinamento mas são adeptos da reciclagem oferecida anualmente pela empresa.

“Estamos focados em proteger os alimentos, as pessoas e o planeta, bem como em sermos o parceiro ideal da indústria. Nesse sentido, o Programa Desperdício Zero nos ajuda a ir além da redução de desperdícios, perdas e danos de produtos em toda a cadeia de distribuição ou de diminuir risco de contaminação por manuseio inadequado. Ele se tornou muito importante e agrega valor à nossa atuação por manter a integridade do produto não apenas para o varejista, mas também para o consumidor”, afirma Débora.

O Programa Desperdício Zero é gratuito e está disponível à indústria, aos distribuidores, aos atacados, aos centros de distribuição e aos pontos de vendas, bem como a motoristas de caminhão. O projeto ocorre em 20 países onde a Tetra Pak tem presença.  Para inscrever-se, basta acessar este link.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.