23 de junho de 2026

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no portal e personalizar a publicidade exibida. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de privacidade.

Denúncia aponta perda de vacinas de covid em Ponta Grossa


Por Felipe Liedmann Publicado 24/10/2022 às 20h38 Atualizado 20/02/2026 às 21h08
Ouvir: 00:00
Foto Ilustrativa: Ari Dias / AEN

Denúncia que partiu da CPI da Saúde, em Ponta Grossa, mostra que o Município perdeu quase seis mil doses de vacinas contra covid-19 de um único lote fabricado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Conforme documentação obtida por meio do ‘Data SUS’, as 5.970 doses do lote 21PVCD370X passaram da data de validade e não poderão ser aplicadas na população ponta-grossense.

Documento mostra lote vencido sem uso.

A vereadora Joce Canto (PSC) usou a Tribuna da Câmara Municipal para tornar a denúncia pública na tarde desta segunda-feira (24). Conforme a parlamentar, há outras doses com vencimentos entre os dias 28 e 31 de outubro.

Outros lotes de vacinas com vencimento próximo

Pouco depois da denúncia se tornar pública, a Prefeitura de Ponta Grossa liberou a quarta dose para pessoas acima dos 35 anos de idade. Chamamento semelhante não ocorria desde o início de julho na cidade.

Conforme o documento obtido pelos parlamentares da CPI da Saúde, as 5.970 doses da Fiocruz venceram no dia 5 de agosto – um mês depois da última ampliação de público para a quarta dose.

Posicionamento da Prefeitura

A reportagem do DCmais questionou a Prefeitura de Ponta Grossa sobre o caso. Em nota, a administração municipal afirma que ‘não procede a informação’.

“A Prefeitura de Ponta Grossa informa que os lotes de vacinas que tiveram a validade expirada estão segregados a pedido do Ministério da Saúde até o final de outubro. A recomendação da Secretaria de Estado é de que eles fossem separados e armazenados para futuros estudos e análises por parte do Ministério da Saúde. Após esse período, o Ministério deve então informar se as doses serão descartadas ou poderão ser utilizadas normalmente”, diz a Prefeitura.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.