em

Rua atingida por cratera em PG é recuperada

Ao longo do último final de semana, uma força-tarefa recompôs a Rua Bahia, que havia ficado isolada após abertura de cratera na semana passada. Equipes da Sanepar efetuaram o conserto da rede de água e da rede de esgoto e recomposição da pavimentação asfáltica,assim como a instalação do meio-fio. Servidores da Prefeitura trabalharam substituindo algumas tubulações de águas pluviais. Maria Isabel Alves, que viu o buraco surgir em frente de casa, está atenta a qualquer rachadura ou movimento. “Estou olhando o porão de casa todo dia. Espero que o problema tenha sido solucionado”, diz. 

A Defesa Civil de Ponta Grossa continua monitorando a região da Vila Catarina Miró onde, nos últimos 30 dias, pelo menos duas crateras de grandes proporções surgiram. O primeiro caso feriu uma moradora, no final de janeiro, quando o assoalho de sua residência cedeu, revelando um buraco de vários metros de profundidade. Mais recentemente, na última semana, nova cratera “engoliu” uma rua, a dois quarteirões de onde havia surgido o primeiro buraco. A suspeita é que o motivo, nos dois casos, teria sido um rompimento em antiga galeria de arroio canalizado décadas atrás, o que causou erosão e colocou em risco imóveis do entorno.

Na terça-feira (20), uma reunião buscou detalhar os procedimento em relação a moradores eventualmente atingidos por problemas estruturais em seus imóveis. No caso do imóvel que foi danificado por cratera em janeiro, uma equipe técnica da Fundação de Assistência Social realizará na quinta-feira (22), pela manhã, uma visita para avaliar a situação e realizar os encaminhamentos necessários.

Após obra de drenagem no local, uma perícia será feita para determinar o que motivou o surgimento da cratera, avaliando se é o caso de indenização, reconstrução do imóvel ou fornecimento de outro.

Pelo menos outros três imóveis, além da primeira casa, já interditada, foram vistoriados pela Defesa Civil. A Prefeitura afirma que essas casas, embora estejam em monitoramento, não apresentam risco aos moradores. A orientação é que, em caso de mudança na estrutura do imóvel ou terreno, os proprietários informem imediatamente a Defesa Civil por meio do número 3901-1498.

 

Prefeitura recompôs pavimento em trecho destruído por cratera (Divulgação)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.