em

Cresce total de ponta-grossenses que declaram imposto de renda

Foto: EBC

Neste ano a delegacia regional da Receita Federal recebeu não apenas mais declarações de imposto de renda do que o esperado (fato que já ocorreu em 2020), mas também registrou mais entregas do que no ano passado. Durante o prazo aberto – que finalizou ontem (31) – 74.377 ponta-grossenses enviaram o documento, 4,7% a mais do que o esperado e 5,25% a mais do que em 2020.

Considerando os 64 municípios abrangidos pela jurisdição da delegacia regional as proporções são ainda maiores: foram 239.536 declarações entregues, 6% a mais do que o aguardado e 6,1% a mais do que no ano passado.

A mesma tendência de alta foi verificada em âmbito nacional e, de acordo com a Receita, a causa provável para o aumento é que mais contribuintes resolveram entregar a declaração retificadora – além do fato de que mesmo quem não é obrigado a fazer a entrega a faz para utilizar o documento como comprovante de renda, por exemplo, o que explicaria parte do recebimento acima do esperado.

Fora de prazo

Quem perdeu o prazo, que durou de 1º de março a 31 de maio, ainda deve enviar a declaração, mas será multado em 1% do imposto devido por mês de atraso (limitado a 20% do imposto total) ou em R$ 165,74, prevalecendo o maior valor. Nestes casos, não será preciso baixar um novo programa; o próprio sistema fará a atualização dos valores na hora de imprimir a guia.

Restituições

O pagamento das restituições começou nesta semana e vai até 30 de setembro, em cinco lotes mensais. Quanto antes o contribuinte tiver entregado a declaração com os dados corretos à Receita, mais cedo será ressarcido. Têm prioridade no recebimento pessoas com mais de 60 anos, contribuintes com deficiência física ou mental e os que têm doença grave.

O contribuinte deve acompanhar o processamento da declaração no serviço Meu Imposto de Renda, disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), no site da Receita. Por meio do extrato, é possível verificar pendências e fazer uma declaração retificadora para evitar cair na malha fina.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.