em

Conselhos de secretários de Saúde atuam juntos para repor estoques

Devido ao desabastecimento em todo o país, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) estão atuando de forma conjunta com o Ministério da Saúde (MS) para restabelecer o estoque desses medicamentos nos hospitais que fazem parte dos planos de contingência dos estados.

Para subsidiar tais ações, o Conass e Conasems realizam levantamentos semanais do consumo e cobertura de 22 medicamentos em todos os estados. “Os dados estão sendo consolidados por meio de questionário eletrônico encaminhado aos hospitais elencados no plano estadual de contingência para covid-19”, informou a secretaria estadual de Saúde (Sesa).

Os dados servem de base para as seguintes ações tomadas pelo Ministério da Saúde: cotação no mercado internacional via Organização Panamericana de Saúde (Opas), requisição administrativa da indústria nacional do estoque não comprometido com os estados e realização de Ata de Registro de Preços para adesão pelos estados (pregão eletrônico previsto para o dia 27 de julho).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.