em

Conselho aguarda planilha para revisar tarifa de ônibus

O Conselho Municipal dos Transportes (CMT) deve ser reunir nesta semana para analisar os dados da planilha de custos da Viação Campos Gerais, e assim propor um possível novo valor para a tarifa de ônibus em Ponta Grossa. No entanto, o CMT ainda não teve acesso à planilha da Viação Campos Gerais (VCG), dois meses após a Justiça ter autorizado a retomada nos procedimentos para reajuste.

Acada novo pedido de revisão da tarifa, cabe à VCG, empresa que realiza o serviço de transporte público na cidade, fornecer os dados e documentos necessários à análise da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) e do conselho. Segundo a empresa, o material exigido já foi todo entregue à prefeitura, semanas atrás. Agora caberia à AMTT propor a tarifa técnica, baseada nos dados fornecidos. O valor seria analisado pelo conselho, junto com a planilha, mas o presidente do CMT, Carlos de Mário, diz que não houve esse repasse.

“Possivelmente a nova reunião do conselho seria nesta quarta para analisar a planilha, mas não temos certeza se a planilha estará conosco até lá”, disse De Mário, que considera essa demora incompreensível.

A assessoria de imprensa da AMTT informou que a equipe está em fase final de cálculo da tarifa técnica, que deve ser entregue nos próximos dias, mas não deu prazo para que isso ocorra. O reajuste começou a ser analisado em fevereiro, mas foi interrompido por liminar obtida a partir de uma ação pública protocolada pelo deputado federal Aliel Machado. A autorização para retomada na análise dos valores só ocorreu em 28 de maio.

 

Protelação

Em nota, a VCG lamentou a demora, e considerou que a retomada na análise da planilha já poderia ter ocorrido há 50 dias. “No entendimento da empresa, há um atraso injustificável no processo, tendo em vista que, via de regra, como o pedido de reajuste data de janeiro, deveria ter sido apreciado no máximo até fevereiro último. A avaliação do reajuste foi interrompida judicialmente por algum tempo, mas já poderia ter sido retomada há cerca de 50 dias, e até o momento vem sendo protelada”, destacou a assessoria de imprensa da VCG.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.