em

Comunidade de Itaiacoca aguarda ponte há nove anos

Moradores da localidade de Barra Grande, no distrito de Itaiacoca, em Ponta Grossa, vivem em um pequeno paraíso. Rodeados por fauna e flora diversificada, cercados por rios e córregos, eles aproveitam a distância de 35 quilômetros do bairro Uvaranas para viver em um lugar onde a natureza se manifesta em todos os lugares. Mas a população enfrenta sérias dificuldades no deslocamento.

Por se tratar de área rural, é natural que as estradas nem sempre estejam em boas condições. Porém, o problema maior é uma ponte, ou a ausência dela. Há cerca de nove anos, a ponte de madeira que atravessava o rio Guarituba foi levada por uma forte enxurrada. Desde então, a população convive com a dúvida de poder passar pelo trecho ou não.

Em dias de menor fluxo das águas, alguns motoristas com carros populares se arriscam a cruzar o trecho mais raso do rio. Mas, na maior parte do tempo, somente veículos mais altos podem passar. Anor Gonçalves, 63, vive na região há cerca de 30 anos. Aproximadamente duas semanas atrás sua esposa precisou de atendimento médico, e a situação se complicou. “Eu tenho uma Belina. Impossível passar pelo rio. Precisei pedir ajuda ao vizinho que, por sorte, estava em casa e tem uma Toyota Bandeirante, e que ajudou na travessia”, comentou ele, cuja esposa permanece internada.

Sem poder garantir a passagem pelo rio, no local que seria o principal acesso, alguns optam por seguir por outra estrada, mais longa e de trajeto difícil em alguns pontos, para ir e vir.

 

Melhorias

O que os moradores não entendem, é por que a ponte não foi reconstruída. A prefeitura chegou a transportar dezenas de manilhas que iriam compor a nova travessia e, conforme os moradores, a instalação teve início há cerca de dois anos. Sem explicação, as manilhas foram novamente retiradas do rio, e permanecem em meio ao mato. “Dizem que obra foi embargada”, comenta Gonçalves. A comunidade de Barra Grande também está às escuras. Dos postes de iluminação público que integram a área habitada, apenas um está com lâmpada funcionando. O DC questionou a prefeitura sobre a obra da ponte e troca de lâmpadas, mas não recebeu resposta até o fechamento desta edição. 

 

FOTO: CD_X_RioItaiacoca3

LEGENDA: Travessia só é feita por carros mais altos

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.