em

Grupo protesta contra aumento do ônibus em PG

Representantes da sociedade civil organizada se reuniram, na tarde desta terça-feira (14), para protestar contra o aumento da tarifa de transporte coletivo em Ponta Grossa. Dezenas de pessoas levaram cartazes e convidaram motoristas que passavam diante da Prefeitura a buzinarem apoiando a manifestação.

O protesto ocorria enquanto o Conselho Municipal dos Transportes (CMT) iniciava a reunião para analisar os dados repassados pela Viação Campos Gerais (VCG), que pede o reajuste na tarifa. A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) fez a análise preliminar e apontou que o novo valor deveria ser de R$ 3,76. Atualmente a passagem custa R$ 3,20.

Entre os manifestantes estava Leandro Dias, representante da “Frente de Luta por um Transporte Público de Qualidade”, que acompanha ativamente os reajustes da tarifa desde 2006. Para ele, o CMT não é representativo, primeiro porque sua decisão é apenas consultiva, em segundo lugar porque o Conselho não tem subsídios suficientes para avaliar qual deve ser o preço da tarifa de ônibus.

“Estamos pedindo uma audiência pública para discutir esse aumento, e que seja apresentada uma planilha qualitativa do serviço prestado na cidade. Sempre que há um reajuste, só temos acesso a um resumo da planilha. E queremos que seja cumprida a Lei 7.018/2002, que prevê que a fiscalização do sistema de transporte público seja feito pela Prefeitura”, diz. Segundo ele, os reajustes são feitos apenas com base em número repassados pela VCG, sem uma conferência da Prefeitura com a realidade do serviço prestado.

Também estiveram no protesto representantes da União Municipal dos Estudantes Secundaristas Ponta-grossenses (Umesp) e da Associação dos Usuários de Transporte Coletivo Urbano, Rodoviário, Ferroviário, Metroviário, Táxi, Mototáxi e Aéreos (Autrans).

 

Conselho

O Conselho Municipal dos Transporte (CMT) realizou na tarde dessa sexta-feira a reunião para analisar os dados da planilha de custos da VCG, e avaliar o valor do reajuste da tarifa. Representantes de 12 entidades municipais iniciaram o encontro por volta das 16h30, na Secretaria Municipal de Planejamento da Prefeitura de Ponta Grossa. O Conselho deve sugerir o novo valor da tarifa nos próximos dias, e reajuste será sancionado pelo prefeito Marcelo Rangel por meio de decreto.

Fábio Matavelli
Protesto ocorreu diante da Prefeitura

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.