em

Comércio de PG amanhece com faixas de protesto contra fechamento

Empresários de Ponta Grossa começaram a se mobilizar nesta quarta-feira (3) contra o fechamento do comércio não essencial, conforme decreta Estado e Município. O primeiro movimento foi a colagem de cartazes em frente aos estabelecimentos que estão aderindo à ação. Já na tarde desta quinta-feira (4), a partir das 15h, está agendado um protesto na Avenida Vicente Machado, no Centro.

Quem circula pela cidade nesta quinta, especialmente pela região central, percebeu que algumas lojas amanheceram com faixas. Os dizeres são contra o fechamento ocasionado pela disseminação do coronavírus.

“A culpa não é nossa! Meu comércio respeita as regras e a vida. Fechar não é a solução”, consta nos cartazes. Nas redes sociais, o grupo também espalha mensagens como: “Mexeu com o comércio, mexeu comigo” e “Nosso comércio também está na UTI”.

O empresariado não gostou de abaixar as portas até o dia 8 de março e com possibilidade do Decreto ainda ter duração ampliada. Alguns dizem não conseguir a manutenção de empregos caso o fechamento seja prorrogado.

Reunião

Na quarta-feira, a prefeita Elizabeth Schmidt dialogou por cerca de duas horas, em reunião virtual, com representantes do comércio. O objetivo foi abrir espaço ao diálogo com o empresariado e ouvir as reivindicações para estudar a possibilidade de flexibilizações nos decretos de medidas restritivas, sem que com isso potencialize o contágio do novo coronavírus.

As maiores dificuldades estão no comércio em geral, bares e restaurantes, setor de eventos e de educação privada. Esses são os principais afetados pelas novas medidas restritivas. O secretário de Saúde, Rodrigo Manjabosco, participou da reunião e explanou sobre o atual cenário da pandemia em Ponta Grossa.

“Todas as questões serão levadas em consideração, pois precisamos cuidar da economia local. No entanto, o mais importante no momento é que estamos trabalhando para evitar a perda de vidas. Todos devem permanecer em casa sempre que possível. Todas as medidas foram tomadas para evitar aglomerações e a circulação de pessoas. Só assim conseguiremos frear essa marcha do vírus e ter uma melhora no quadro de saúde”, disse a prefeita Elizabeth Schmidt.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.