em

Com 6 vezes mais jovens, Ponta Grossa terá 10 mil novos eleitores

Nas eleições deste ano quase 250 mil pessoas devem ir às urnas da cidade

Foto: Sérgio Lima

Ponta Grossa deve contar com quase 250 mil eleitores nas eleições deste ano, cerca de 10 mil a mais do que nas últimas eleições, realizadas em 2020. Os dados foram repassados à reportagem do jornal Diário dos Campos e portal dcmais pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e referem-se às solicitações feitas dentro do prazo estipulado nacionalmente para a regularização (4 de maio). Agora, a Justiça Eleitoral tem até 1º de junho para analisar os pedidos e processar os dados.

De acordo com o TRE-PR, só neste ano mais de 3.500 eleitores solicitaram transferência de título para a cidade. 1.589 o fizeram em abril e 660 nos 4 primeiros dias de maio, por exemplo.

Mas o que mais chama atenção nos dados é o aumento da vontade de participação de jovens no processo eleitoral, que cresceu seis vezes desde a última eleição. Enquanto que em 2020 apenas 452 eleitores com menores de idade estiveram aptos a votar nas eleições municipais, agora 3.031 requereram o seu direito.

São 1.920 com 17 anos, versus 376 na última eleição, 939 com 16 anos, versus 76 em 2020, e 172 com 15 anos, que devem completar a idade mínima para votar até o dia das eleições 2022, 2 de outubro.

O voto de menores de idade é opcional, assim como o de idosos com mais de 70 anos. Neste caso, Ponta Grossa soma cerca de 18 mil eleitores com mais de 70 anos que poderão estar aptos a votar neste ano – aproximadamente 1.600 a mais do que no último processo eleitoral.

Leia também: Eleições 2022 terão vaquinha virtual para financiar campanhas

Campanha

Neste ano foi promovida uma grande campanha a favor do alistamento eleitoral para a participação ativa do processo democrático brasileiro, principalmente de menores de idade. A oficial foi promovida pelo próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas o incentivo “viralizou” nas redes sociais e chegou a artistas de renome internacional, como a cantora Anitta e os atores Leonardo DiCaprio e Mark Ruffalo, famoso por interpretar o herói Hulk da Marvel.

O título de eleitor também é exigido em situações como tirar CPF (se maior de 18 anos), tomar posse em concurso ou cargo público, tirar ou renovar passaporte, retirar empréstimos em autarquias, caixas econômicas federais ou estaduais e institutos de Previdência Social, praticar qualquer ato para o qual seja exigida a quitação do serviço militar ou declaração de imposto de renda e obter qualquer documento perante repartições diplomáticas às quais estiver subordinado, entre outros.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.