em

Cervejas de Ponta Grossa e Castro são premiadas em Blumenau

Cervejas artesanais paranaenses estão entre as melhores do País - As cervejarias foram premiadas no Concurso Brasileiro de Cervejas 2021, evento que reuniu mais de três mil rótulos brasileiros. O Paraná foi o terceiro colocado em número de medalhas, atrás apenas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. - Curitiba, 26/03/2021 - Foto: Divulgação

Agência Estadual de Notícias

Vinte e três cervejas paranaenses foram premiadas durante a 9ª edição do Concurso Brasileiro de Cervejas 2021 (CBC 2021), em Blumenau (SC) neste ano. O evento reuniu 467 cervejarias de todo País com 3.162 rótulos em 134 categorias. Ponta Grossa e Castro, nos Campos Gerais, tiveram rótulos premiados. O Paraná foi o terceiro colocado em número de medalhas com 50 premiações.

O Rio Grande do Sul ficou em segundo lugar, com 53 premiações, e Santa Catarina conquistou o primeiro, com 64. As paranaenses competiram com gigantes do universo cervejeiro e venceram grandes nomes, como a Ambev, uma das maiores empresas do setor, e a Heineken, que está entre as grandes marcas mundiais. As duas multinacionais têm fábricas em Ponta Grossa.

Carvalho

Nessa edição do concurso, pequenas cervejarias do interior do Estado ganharam medalhas nas categorias que envolvem maior complexidade na produção. Entre elas, a Wood and barrel aged (cervejas maturadas em barril de madeira envelhecida), uma nova tendência de mercado. A cerveja artesanal Lager Oak – Barba de Serpente –, fabricada em Foz do Iguaçu, conquistou a medalha de prata.

A categoria é uma das mais disputadas. A iguaçuense é maturada nos barris de carvalho usados para o envelhecimento das cachaças paranaenses Novo Fogo e Porto Morretes, campeãs em prêmios nacionais e internacionais – Porto Morretes foi considerada a melhor do Brasil. Ambas são fabricadas na cidade de Morretes, no Litoral do Estado.

Maringá

Na Região Metropolitana de Curitiba, entre as seis cervejarias premiadas, (Alright Brewing, Asgard, Bodebrown, Cervejaria Bonato, Cervejaria Xamã,Frohenfeld Craft Brewery), outra despontou no meio de gigantes. Inspirada na Cultura viking, a OlBeer, de São José dos Pinhais, foi medalha de prata no CBC 2021.

Em Maringá, a Cervejaria Cathedral teve 15 premiações. Juntamente com o título de Melhor Cervejaria, vieram cinco ouros, três pratas e seis bronze.

A Cervejaria Sabores de Malte – outra maringaense – voltou para casa com oito medalhas – duas de ouro, três de prata e três de bronze. A Cervejaria Redcor ficou com duas medalhas de bronze.

Ponta Grossa

Ponta Grossa foi premiada com as Cervejarias Brauerei Schultze e Strasburger. Guarapuava obteve medalhas com a Água do Monge; Jordana, Metzgerbier e Suábia. A Cervejaria Von Borstel (Londrina), Onírica Cervejaria (Bituruna), Stima Cervejaria (Rolândia) e a Cervejaria Baronesa (Castro) também elencam a lista de empreendimentos medalhistas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.