em

Cerca de 2,9 mil mesários trabalharão nas eleições em PG

(Foto: Arquivo DC)

Em Ponta Grossa, cerca de 2,9 mil pessoas vão trabalhar como mesários nas eleições deste ano, marcadas para o dia 15 e 29 de novembro, em primeiro turno e segundo turno, respectivamente. Somados aos profissionais que atuam na logística, este número chega a 3,2 mil pessoas.

O processo de seleção de quem vai trabalhar é feito de duas formas: por meio de inscrição no programa mesário voluntário, oferecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ou por convocação do Tribunal para completar o número de pessoas necessárias para o dia do pleito.

No caso de convocação, o prazo para que os juízes eleitorais de cada município nomeiem os mesários e os membros das mesas receptoras de votos e de justificativas, bem como os eleitores que atuarão no apoio logístico dos locais de votação das eleições municipais 2020 iniciou ontem (18) e segue até 16 de setembro. Neste ano, por conta da pandemia no novo coronavírus, o treinamento dos mesários acontecerá de forma virtual.

De acordo com o chefe do cartório da 14ª Zona Eleitoral do Paraná, Júnior César Borges, para ser mesário é preciso ser maior de 18 anos e estar em situação regular com a Justiça Eleitoral.

Qualquer eleitor pode ser escolhido para ser mesário, exceto: candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, e seu cônjuge; membros de diretórios de partidos políticos, desde que exerçam função executiva; autoridades, agentes policiais e funcionários no desempenho de funções de confiança do Executivo; funcionários do serviço eleitoral.

Os eleitores nomeados para trabalhar nos dois turnos podem ser informados pela zona eleitoral via e-mail ou por meio de carta. No caso de não poder exercer a função, é preciso apresentar justificativa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.