em

Centro de Reabilitação vai atender 3 mil pacientes por mês

O Centro de Reabilitação Resgata, inaugurado na segunda-feira (20), em Ponta Grossa, vai atender cerca de três mil pacientes, em tratamento de álcool e drogas, por mês. O espaço, que foi readequado pela Fundação Municipal de Saúde, recebeu investimento de R$ 1.572.543,14, recurso federal com contrapartida do Município, e está localizado ao lado do Terminal de Uvaranas.

De acordo com o médico Rodrigo Daniel Manjabosco, secretário-adjunto da Fundação Municipal de Saúde, o Centro de Reabilitação era antes chamado de Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Droga (Caps-AD) e funcionava em outro espaço com estrutura precária no bairro Jardim Carvalho.

Foto: Fábio Matavelli

"Por isso, fizemos um projeto de readequação, seguindo o padrão do Ministério da Saúde, que contempla enfermaria, espaço de acolhimento aos pacientes e parte administrativa. E a nossa ideia é ampliar ainda mais a estrutura para oferecer internamento aos pacientes", explica.

O Centro de Reabilitação também conta com uma equipe formada por psicólogo, psiquiatra, terapeuta ocupacional, enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistente social.

"O Resgata vai ofertar atendimento para aqueles pacientes que não querem se afastar da rotina de trabalho. Eles poderão realizar o tratamento e seguir com as suas atividades diárias. Trata-se de uma unidade diferenciada, de livre e espontânea procura. Os encaminhamentos podem ser realizados pela Unidade de Saúde, hospitais ou diretamente pelo próprio paciente", diz Manjabosco.

Foto: Fábio Matavelli

Atendimentos

O Caps AD já atende cerca de 280 a 300 pacientes por mês, sendo a grande maioria por procura espontânea. "Mas esse número pode chegar a três mil atendimentos ofertados por conta de todos os serviço que vamos oferecer", disse o médico.

Todo o serviço prestado é gratuito, pelo SUS, e visa tratamento relacionado ao uso abusivo e prejudicial de álcool e outras drogas. Os atendimentos, geralmente, são em grupo, visando a Reabilitação Psicossocial.

As atividades têm objetivos que amparam o projeto terapêutico personalizado de cada paciente chamado de Projeto Terapêutico Singular e que devem integrar as diversas esferas da vida da pessoa: biológica, social e psicológica. Por esse motivo, a equipe que integra o serviço atua numa dinâmica transdisciplinar de forma a enriquecer o repertório saudável da dos pacientes vista como um todo.

"Esse serviço vem em um processo importante de desmistificar o uso de álcool e drogas. Os dependentes químicos precisam desse apoio para resgatar o convívio social", finaliza o secretário-adjunto.

Horários

O atendimento já está disponível no novo espaço e funcionará das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. O telefone para contato (42) 3220-1015, ramal 4047 ou 4048.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.