em

Projeto prevê instalação de ‘bocas de lobo inteligentes’

A Câmara de Vereadores de Ponta Grossa aprovou, em primeira discussão na sessão realizada nesta segunda-feira (20) do projeto de Lei 343/2018, de autoria do vereador Celso Cieslak (PRTB) , com co-autoria de mais 11 vereadores e que dispõe sobre a implantação de dispositivo chamado 'boca de lobo inteligente', em Ponta Grossa.

Segundo a matéria, a boca de lobo inteligente é composta de caixa coletora, instalada no interior de bueiros, confeccionado em material termoplástico com capacidade mensurada de acordo com os parâmetros técnicos dos bueiros, sendo que a caixa coletora serve como peneira, permitindo a passagem de água, mas retendo o material sólido. O projeto visa autorizar a implantação gradativa de bocas de lobo inteligentes nos logradouros do município, nos locais onde ocorrem ou possam ocorrer entupimento e alagamento dos dias de chuva, também para evitar que o lixo chegue à tubulação.  

Cieslak apontou que cidades do Rio de Janeiro e São Paulo já contam com estes dispositivos. Segundo ele, o prefeito Marcelo Rangel (PSDB) teria dado 'sinal verde ao projeto', para que, sendo aprovado pela Câmara, os dispositivos sejam implantados o mais rápido possível. "Fico muito feliz que esta Casa tenha preocupação com este tema", destacou Geraldo Stocco (Rede).

Mais 

O Legislativo já havia discutido o assunto em outras oportunidades. No ano passado, de autoria do vereador Eduardo Kalinoski (PSDB), foi aprovada moção 383/2018, dirigida ao prefeito Marcelo Rangel solicitando que enviasse à Câmara Municipal projeto para a implantação de bueiros ecológicos no município. 

Antes disso, em 2017, a Câmara também aprovou moção 25/2017, de autoria da vereadora Professora Rose (PSB), ao prefeito, para que determinasse a realização de estudos e posterior encaminhamento de projeto de lei objetivando implantar gradativamente na cidade as bocas de lobo inteligentes, especialmente em locais de constantes alagamentos.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.