em

UPA Central inicia atendimentos nos casos não relacionados a covid-19

José Aldinan
Foto: Arquivo DC

A nova Unidade de Pronto Atendimento – UPA Santana – começou a receber pacientes em situações de urgência e emergência que não estão relacionados com a covid-19 na noite do último domingo (14). O pronto atendimento, também conhecido como UPA Central, foi inaugurado em caráter emergencial e permitiu o início imediato dos atendimentos no local.

Segundo a Prefeitura de Ponta Grossa, a estrutura vai ampliar a capacidade de atendimento da saúde no município. A previsão é de que o local atenda cerca de 350 pacientes por dia. Até o final da manhã de segunda-feira (15), a UPA Central já havia recebido cerca de 100 pessoas.

Com o início do atendimento na nova estrutura, os pacientes não infectados pela covid que estavam no Hospital Municipal Amadeu Puppi começaram a ser transferidos no último domingo para a UPA Santana. O Município ressaltou ainda que o local será a porta de entrada somente para casos de urgência e emergência que não tenham relação com a pandemia como, por exemplo, traumas e situações clínicas.

“O funcionamento da nova UPA permite a reorganização no sistema de saúde municipal, ampliando a capacidade de atendimento do Hospital Municipal Amadeu Puppi para o enfrentamento ao pico da pandemia. Com essa nova estruturação, poderemos transferir para a estrutura do Amadeu Puppi os pacientes com covid-19 que estão internados na UPA Santa Paula, reestabelecendo a capacidade de atendimento neste espaço que é porta exclusiva para os casos suspeitos e confirmados de covid-19”, explica o secretário de Saúde e médico Rodrigo Manjabosco.

Investimentos

Inicialmente, os recursos para as obras da nova UPA eram de aproximadamente R$ 1,4 milhão e foram repassados pela Justiça Federal após recuperação do montante por meio de uma ação judicial na área da saúde. Ainda no final do ano passado, houve repasse de mais R$ 83 mil por parte da Justiça para a conclusão dos trabalhos. Todo o trabalho de reestruturação do imóvel ficou sob responsabilidade do Rotary Club Ponta Grossa Lagoa Dourada.

Já os equipamentos foram adquiridos pela própria Prefeitura de Ponta Grossa através de recursos do governo federal. Entre os equipamentos e mobiliários adquiridos estão respiradores, desfibriladores, monitores cardíacos, raio-x, macas, enxovais, equipamentos para consultório odontológico e para as salas de estabilização.

Equipes

Já os profissionais que estão atuando na UPA Santana foram remanejados do Hospital Municipal Amadeu Puppi. Entre as equipes atuantes estão médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. No ano passado, a Prefeitura de Ponta Grossa que, mesmo com o remanejamento, não haveria necessidade de contratação de outros profissionais para suprir a demanda.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.