em

Cargill completa 50 anos em PG com novo investimento milionário

Fotos: Divulgação

A Cargill comemora, nesta sexta-feira (23), 50 anos da sua instalação em Ponta Grossa – e consequentemente no Brasil, já que a planta local foi a primeira fábrica da marca no país. E a comemoração vem acrescida de uma novidade: neste ano será inaugurada a unidade cogeradora de energia da Cargill em PG, que começou a ser construída há dois anos. 

A empresa investiu US$ 6,8 milhões (cerca de R$ 35 milhões na cotação atual) em sistemas de tratamento de água, modificações na caldeira da planta, instalação de um turbogerador à vapor, modificações de tubulações de vapor da fábrica e modificações em sistemas elétricos. O projeto deve fornecer 80% da energia elétrica da planta.

De acordo com João Junior, gerente da unidade, Ponta Grossa se tornou pioneira para a Cargill implementar novos processos e reafirmar seus compromissos com a sustentabilidade e inovação – tanto é, que há vinte anos já havia sido inaugurada a caldeira de biomassa da unidade, com reaproveitamento de resíduos para geração de energia. 

Ensaque
Farelo de soja

Cargill em Ponta Grossa

A Cargill foi inaugurada em Ponta Grossa em 1973 e cinco anos depois já fez a primeira ampliação da fábrica, aumentando a capacidade de processamento de grãos de 1.200 para 1.800 toneladas/dia. Hoje, essa capacidade é de processar 750 mil toneladas de soja por ano (cerca de 2.000 toneladas/dia), abastecendo diversos mercados como Europa e Ásia.

Na planta local, são produzidos óleo e farelo de soja.

“70% da nossa produção de farelo de soja vai para a exportação. Atualmente temos 200 funcionários e um programa forte de inclusão e diversidade. Desses 200, 59 são mulheres e 17 pessoas com deficiência, por exemplo”, conta o gerente, destacando também as oportunidades disponibilizadas a estudantes através do programa de estágio – que está com as inscrições abertas.

Fotos

Confira, abaixo, algumas imagens históricas da Cargill Ponta Grossa:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.