em

Campeão pelo Operário, Sosa empreende em Ponta Grossa

Sosa abre restaurante em Ponta Grossa, mas ainda tocará a carreira como jogador. Foto: José Aldinan

O zagueiro uruguaio Juan Sosa deixou o elenco do Operário Ferroviário em dezembro do ano passado após seis anos de clube. Mas o gosto pela cidade de Ponta Grossa fez o jogador criar raízes em forma de investimento. A partir desta semana passa a funcionar na entrada do Jardim América o ‘Quatro Linhas Restaurante & Pizzaria’.

O negócio envolve o jogador, a irmã e um empresário do ramo de gastronomia do município. Quem quase entrou no empreendimento foi o lateral Peixoto, que também fez história recente no Fantasma. Porém, a entrada dele na sociedade acabou não se concretizando.

Mesmo assim, a temática do futebol não ficou de fora. Além do nome e da marca que fazem referência aos gramados, o espaço reserva na decoração imagens de conquistas de Sosa pelo Operário. O defensor escreveu uma história que vai desde a conquista inédita do Paranaense em 2015 até as vitoriosas campanhas nacionais das Séries D e C do Campeonato Brasileiro.

Mas o empreendimento não significa que o uruguaio de 35 anos vá abandonar os gramados. Pelo contrário. A intenção é encontrar um novo clube por mais alguns anos enquanto o restaurante será tocado pelos demais sócios.

“Nessa carreira do futebol a gente vive o esporte intensamente dentro de treinos, concentração e viagens, e às vezes não temos tempo nem de estudar. O restaurante é uma oportunidade de dar sequência na vida. O futebol acaba um dia para todos pela idade, mas a vida continua. Então é uma opção de dar continuidade, tendo nossa independência com algum empreendimento”, explica Sosa.

A ideia do ramo partiu de um empresário da cidade. Ele apresentou o projeto à família de Sosa, que aprovou e passou a executar os planos no final de 2020, com abertura de portas ao público nesta terça-feira (9).

Já a escolha por Ponta Grossa vem do aconchego da família. Quando desembarcaram na cidade, no final de 2014, Sosa e a esposa Mary tinham a pequena Sara, que cresceu no município. Quatro anos depois, no dia em que o Operário conquistou o acesso para a Série B do Brasileiro, nasceu Giovanna, já oriunda de terras ponta-grossenses.

“A ideia também veio pelo peso da família adorar a cidade. Era um pedido da minha esposa para mim o de criar as crianças aqui em Ponta Grossa”, conta o zagueiro, que deve deixar o município para completar a carreira nos gramados e depois voltar para consolidar residência nos Campos Gerais.

Gastronomia

O ‘Quatro Linhas’ atenderá no sistema à la carte tanto no almoço quanto no jantar. O diferencial é que no período noturno o restaurante também será pizzaria. O sistema do almoço é prático. O cliente escolhe o prato executivo com a proteína e os acompanhamentos que preferir. À noite, além das pizzas, há um cardápio mais elaborado de ‘fusion cuisine’. A base é a cozinha francesa, mas com pratos franceses, italianos e outros. O local também terá delivery à disposição dos clientes.

Segundo Sosa, o empreendimento está gerando mais de dez empregos para funcionários de salão, balcão e cozinha. A pandemia torna o negócio um desafio, mas o jogador tem na religião um amuleto para que o espaço prospere. “Com certeza é um período desafiador. Mas temos um Deus bom e que está a frente cuidando de tudo”, diz.

O ‘Quatro Linhas’ fica na Rua Joaquim de Paula Xavier, n° 585, no início do Jardim América – em frente ao Instituto de Educação.

Sosa

Juan Sebastian Sosa nasceu em Montevidéu, no Uruguai. Apesar da nacionalidade estrangeira, ele veio ainda pequeno para o Brasil com a família, tendo criação no Rio de Janeiro. Iniciou a carreira profissional de jogador em clubes cariocas. Depois passou por Remo (PA) e Boa Esporte (MG) até chegar ao Novo Hamburgo, do Rio Grande do Sul.

Lá trabalhou com Itamar Schulle e Gerson Gusmão, que o indicaram para defender o Operário na temporada 2015. Naquele ano, Sosa formou com Douglas Mendes a dupla titular de zaga no título estadual.

Seis anos e quatro títulos depois, o ‘brasiguaio’ fechou a passagem pelo Fantasma com 136 jogos oficiais, sendo 70 vitórias, 29 empates e 37 derrotas. Sosa balançou as redes adversárias em nove oportunidades.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.