25 de junho de 2026

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no portal e personalizar a publicidade exibida. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de privacidade.

Câmara de PG rejeita moções que pedem suspensão das aulas


Por Patrícia Lucini Publicado 16/06/2021 às 20h30 Atualizado 21/02/2026 às 12h05
Ouvir: 00:00
Foto: Arquivo DC

Mais uma vez, as aulas presenciais foram tema de discussão na Câmara de Vereadores de Ponta Grossa. Na sessão desta quarta-feira (16), os vereadores votaram, e a maioria rejeitou, as moções 235/21 e 236/21, ambas e autoria da vereadora Josi do Coletivo (PSOL), respectivamente destinadas à prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, e ao governador Ratinho Junior, para determinar a imediata suspensão do ensino presencial na rede pública e particular de ensino do Município e também em todo o estado.

As moções foram apresentadas depois da participação da secretária municipal da Educação, Simone do Rocio Pereira Neves, na sessão ordinária na Câmara na segunda-feira (14), para apresentar os detalhes sobre as medidas de enfrentamento à covid-19 adotadas pela secretaria na retomada gradativa das aulas presenciais na rede pública municipal.

Josi do Coletivo aponta que o pedido se baseia em visitas que foram realizadas a diversas escolas municipais e estaduais na terça-feira (15). Segundo ela, embora os protocolos de segurança estejam sendo seguidos pelos professores, o mesmo não acontece entre os alunos. “Verificamos problemas em sete escolas municipais. Isso não se trata de caso isolado. São casos que foram registrados com fotos e vídeos e que serão encaminhados ao Ministério Público”.

Segundo a vereadora, nas visitas foram flagradas crianças na saída das escolas sem máscaras; assim como crianças sem máscaras no refeitório, a pouca distância de colegas. “Nas salas de aula, vimos criança sem máscara na hora do soninho; crianças com a máscara, mas com o nariz desprotegido”, aponta. “O fato é que criança não respeita protocolo e estamos fazendo uma roleta russa com os professores e as famílias”, frisa a vereadora.

O vereador Filipe Chociai (PV), que votou contra as moções, destacou que as denúncias poderiam ser levadas à Secretaria Municipal de Educação e encaminhadas ao Conselho Municipal de Educação para que as situações sejam averiguadas, sem que seja necessário suspender as aulas. Os vereadores Geraldo Stocco (PSB) e Izaías Salustiano (PSB), por sua vez, ressaltaram a importância de que os professores primeiro fossem imunizados contra a covid-19 para que então as aulas fossem retomadas de forma presencial. “Estamos vivendo o pior momento da pandemia, com um colapso da saúde. Acho que seria mais prudente esperar a vacinação”, destaca Salustiano.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.