25 de junho de 2026

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no portal e personalizar a publicidade exibida. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de privacidade.

Câmara aprova PL que prevê criação de centro de reabilitação para autistas


Por Patrícia Lucini Publicado 28/06/2021 às 19h33 Atualizado 21/02/2026 às 11h01
Ouvir: 00:00
Imagem: Divulgação/CMPG

Em primeira discussão, na sessão ordinária desta segunda-feira (28), a Câmara de Vereadores de Ponta Grossa aprovou o projeto de lei 70/21, de autoria do vereador Divo (PSD), que promove alterações na lei 10.973/12, que dispõe sobre a política municipal de proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro autista.

O objetivo é incentivar a criação, pelo Poder Executivo, do Centro Especializado em Reabilitação Neuropsicológica com atendimento prioritário aos portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA). O PL prevê que o centro poderá ser construído com repasse dos incentivos financeiros do Ministério da Saúde. A proposta foi bastante elogiada por diversos vereadores e será votada em segunda discussão na sessão de quarta-feira (30).

Prorrogação de prazo

Os vereadores também aprovaram, em primeira discussão, o projeto de lei 91/21, que prorroga em dois anos, a contar a partir de 21 de fevereiro de 2021, a concessão de direito real de uso de terreno situado no Jardim Carvalho ao Hospital Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa.

A concessão foi efetuada com o encargo de construção de edificação destinada ao desenvolvimento de ações do Programa de Expansão da Radioterapia (PER) do Governo Federal, com prazo de conclusão de dois anos, a contar da data de publicação da lei 13.383/19, isto é, até fevereiro de 2021. No entanto, conforme aponta a Santa Casa, em ofício encaminhado à prefeitura, o hospital não conseguiu financiamento federal para a concretização da obra até o momento, mas reiterou o desejo de dar continuidade às tratativas junto à União para a construção, por isso solicitou dilação do prazo.

Na mesma sessão também foi aprovado, em primeira discussão, o projeto de lei 75/2021, de autoria do vereador Felipe Passos (PSDB), que institui a campanha Vacina Contra a Fome, para estimular doação espontânea de gêneros alimentícios não perecíveis junto ao serviço de vacinação contra a covid-19. O projeto prevê que no entorno dos postos de vacinação ou nos próprios postos de vacinação contra a covid-19, a prefeitura disponibilize postos de arrecadação de gêneros alimentícios. A ideia é estimular as pessoas que forem receber vacina a contribuir com as famílias que estejam em situação de vulnerabilidade.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.