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Atendimento do INSS em PG não tem previsão de retomada

Instituto promete adequações sanitárias, mas não estipula data de reabertura

Agência de Ponta Grossa permanece fechada para atendimentos. Foto: José Aldinan de Oliveira

A agência central de Ponta Grossa do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) permanece de portas fechadas. Havia expectativa na cidade e em todo o país de atendimento normalizado desde segunda-feira (14), mas a falta de condições adequadas apontadas por profissionais de saúde dentro das agências manteve o serviço paralisado. As atividades estão assim há seis meses e não há uma data certa para retomada.

A Unidade de Ponta Grossa não reabriu para qualquer atendimento presencial, incluindo as perícias. O INSS possui atualmente 11 peritos no município. De acordo com dados do Instituto, há apenas oito pessoas na fila da perícia neste momento na cidade, mas a estatística engloba somente casos que já estão agendados.

A polêmica envolvendo a reabertura do INSS começou quando a Perícia Médica Federal – ligada à Secretária Especial de Previdência e Trabalho – demandou adequações nas salas de perícias das agências para retornar a atividade presencial. “O INSS começou desde quinta-feira (10) a cumprir este compromisso de fazer as adequações o mais célere possível para que o serviço possa ser oferecido à população”, diz a nota emitida pelo Instituto.

Ponta-grossenses se deparam com cartazes orientativos na porta da agência. Foto: José Aldinan de Oliveira

Porém, o INSS confirma que a reabertura das agências está acontecendo de forma gradual e que o atendimento é somente com hora marcada. Por enquanto sem os serviços de perícia médica. Para saber se a agência está aberta e quais os atendimentos possíveis, o público é orientado a acessar o site, baixar o aplicativo ‘Meu INSS’ ou ligar no 135.

Foi o que aconteceu com os poucos ponta-grossenses que compareceram na manhã desta quarta-feira (16) na agência da cidade. Ao tentar entrar no local se deparavam com cartazes informando que a agência está fechada e com atendimentos suspensos. Um funcionário repassava as orientações especialmente aos idosos.

No Paraná até agora foram reabertas apenas 16 agências. As mais próximas são das cidades de Palmeira e São Mateus do Sul. Já a agência de Ponta Grossa, que fica na Rua Marquês do Paraná, está em processo de adequação para reabertura. O local depende da questão de suprimentos e novas medidas sanitárias para segurança tanto de agentes públicos quanto da população. Equipamentos de proteção individual e coletiva estão entre as necessidades, além de adequações internas na agência.

Quais serviços as agências abertas estão oferecendo?

As poucas agências abertas do INSS estão oferecendo ao público somente avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional.

Como fazer neste momento para ser atendido?

O público pode ser atendido mediante agendamento pela Central 135. As pessoas também podem acessar o site covid.inss.gov.br ou o aplicativo ‘Meu INSS’ para receber atendimento de uma assistente virtual. O sistema está programado para esclarecer as dúvidas mais frequentes dos usuários. Para isso possui um banco de respostas já definidas para cada situação específica indicada.

Em Ponta Grossa, o INSS também coloca números específicos à disposição. O plantão de dúvidas atende de segunda a sexta das 8h às 14h pelo telefone (42) 4009-4280. Também há atendimento de assistentes sociais pelo WhatsApp. As opções são (42) 4009-4272 (Joice), (42) 4009-4298 (Rosane) e (42) 4009-4235 (Sandra).

Medidas sanitárias

De acordo com o INSS, protocolos rígidos de segurança serão adotados para a Perícia Médica Federal. Ao realizar o atendimento, os médicos estarão equipados com máscaras, luvas, avental e toucas. O uso da face shield (máscara de acrílico) também é adotado. Nas salas de espera, para respeitar o distanciamento, algumas cadeiras estarão interditadas e devidamente sinalizadas para que não sejam usadas.

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