em

Assaltos a ônibus reduzem 28% em Ponta Grossa

Casos envolvendo assaltos a ônibus do transporte coletivo em Ponta Grossa reduziram 28% neste ano se comparado a 2016. Os dados foram divulgados pela empresa Viação Campos Gerais (VCG), responsável pelo serviço na cidade. Em 2016, de acordo com registros da concessionária, entre os meses de janeiro a setembro, ocorreram 354 assaltos dentro dos ônibus. Já em 2017, no mesmo período, foram registrados 255 roubos.

“Não há como precisar as causas desta redução. Vemos como algo sazonal. No ano passado, por exemplo, foram registrados picos altos de assaltos durante alguns meses. O mesmo ocorreu neste ano”, explica Cristiane Dresch, assessora de comunicação da empresa.

 

Daniel Calvo
Em 2017, de janeiro a setembro, ocorreram 255 assaltos a ônibus

 

Apesar da redução, os usuários do transporte público revelam que ainda se sentem inseguros ao utilizar o serviço. “Preciso andar de ônibus todos os dias. Por sorte, nunca presenciei um assalto. Mesmo assim, fica aquele medo de que aconteça alguma coisa”, diz a aposentada Lindamir Pereira Bueno, 71 anos.

A usuária Mayra da Silva, 29 anos, comenta que passou a utilizar o cartão eletrônico como medida de proteção. “Além de facilitar o troco, é uma questão de segurança por não precisarmos andar com dinheiro”, comenta.

A própria Viação Campos Gerais destaca que orienta todos os passageiros a adotarem a bilhetagem eletrônica, com o objetivo de tirar o dinheiro de circulação de dentro dos veículos. Segundo a empresa, 60% dos usuários já fazem uso do cartão eletrônico.

“Utilizar o cartão é muito fácil e mais seguro. Só precisa ir até um ponto de venda do Terminal Central apenas uma vez. Depois o usuário pode comprar pela internet e pagar via boleto, além de poder carregar o cartão em dos totens disponíveis”, orienta Cristiane.

Segurança

A Polícia Militar também intensifica ações com o objetivo reduzir ainda mais o número de crimes desta natureza. Como estratégia de policiamento, a PM realiza levantamentos semanais para identificar os bairros da cidade onde mais ocorrem situações de assaltos a ônibus.

“O setor de Planejamento da PM encaminha relatórios das linhas onde existem índices de roubos. A própria empresa nos manda registros também. Então designamos policiais em patrulhamentos nestes locais para abordar pessoas em atitude suspeita. Esta prática certamente ajuda a inibir a prática destes crimes”, destaca o capitão Fábio Canteri, comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.