em

Alunos de Curso Técnico vão ser escolhidos por sorteio em Ponta Grossa

(Foto: Arquivo DC)

A instalação do Instituto Federal do Paraná (IFPR), em Ponta Grossa, está prestes a ter início. O Conselho Superior da Instituição aprovou a criação de um Centro de Referência na cidade e, nos próximos dias, será lançado o processo seletivo simplificado para o preenchimento de 40 vagas do curso técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Este será o primeiro curso presencial a ser ofertado pelo IFPR no município. O diferencial na formação da primeira turma é o processo seletivo, que vai ocorrer por meio de sorteio.

Serão ofertadas 40 vagas. Como a Instituição considera que atualmente não é possível a aplicação de provas presenciais, vai então realizar sorteio público com transmissão pela internet, como ocorreu neste ano com os demais cursos técnicos de outras unidades do IFPR.

Para poder participar do sorteio e concorrer a uma vaga, os candidatos precisam ter o Ensino Fundamental completo. Os detalhes da seleção serão divulgados em breve, segundo o IFPR.

Entretanto, já está definido que as aulas devem começar no dia 9 de agosto, inicialmente de maneira remota e, quando for possível, no modelo híbrido ou totalmente presencial, a depender da evolução do controle da covid no Paraná.

Para 2022 está prevista a abertura de um segundo curso técnico integrado ao Ensino Médio, o de Mecânica.

Unidade Ponta Grossa

A nova unidade educacional do IFPR vai funcionar no imóvel contíguo ao Campus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no Jardim Carvalho.

“O centro de referência do Instituto em Ponta Grossa deve preencher a lacuna de ensino técnico gratuito na região, que não é oferecido desde que a UTFPR descontinuou a oferta desse nível de ensino para concentrar a atuação nos cursos superiores e de pós-graduação”, comenta o coordenador do Centro de Referência do IFPR, Adriano Stadler.

“Nesse sentido, a ideia é a de que os cursos do IFPR em Ponta Grossa promovam Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação, com foco na qualificação profissional, possibilitando a verticalização de ensino entre os cursos de nível médio (do Instituto) e superior (da Universidade)”, explica.

Estudantes dos municípios vizinhos também podem ter acesso ao Instituto. A intenção é contribuir para o desenvolvimento socioeconômico de toda a região dos Campos Gerais.

Área

O terreno de 50 mil m² onde a unidade está se instalando será doado pela Prefeitura de Ponta Grossa. Emenda parlamentar no valor de R$ 800 mil, concedida por Sandro Alex e Reinhold Stephanes Junior, garante a cobertura dos custos iniciais de instalação e de custeio.

Para os exercícios seguintes, há a expectativa de manutenção desses investimentos, considerados fundamentais para a consolidação do IFPR em Ponta Grossa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.