Menu
em

Acordo coletivo permite que motoristas da VCG trabalhem como cobradores

(foto: José Aldinan)

Um acordo coletivo de trabalho realizado em dezembro de 2022 permite que os motoristas da Viação Campos Gerais (VCG) de Ponta Grossa possam também trabalhar como cobradores.

O acordo firmado entre Sintropas-PG e a VCG, empresa que realiza o serviço de transporte coletivo na cidade, tem validade até novembro de 2024. A cláusula 13ª explica sobre a atividade do motorista.

Confira o trecho do acordo coletivo:

Contrariando o próprio documento disponível na página oficial do Sintropas, o sindicato declarou, em comunicado emitido no início da semana, que “mantém seu compromisso inabalável em seguir fielmente as diretrizes estabelecidas em assembleia. Nesse contexto, é incumbência do sindicato lutar incessantemente para evitar que os motoristas assumam a dupla função de cobrador e motorista”.

A reportagem do jornal Diário dos Campos e portal DCmais procurou o sindicato nessa terça (20) e quarta-feira (21), e questionou sobre a declaração que vai contra o acordo coletivo. A assessoria de imprensa do sindicato informou que o presidente está em viagem com a diretoria e temporariamente incomunicável.

Demissão de cobradores

Na segunda-feira (19), a VCG, empresa que faz o transporte coletivo de Ponta Grossa, demitiu 28 trocadores e, em nota, declarou que a decisão havia sido divulgada “amplamente aos colaboradores ao longo do ano de 2023, a operação do transporte coletivo deixará de contar com trocadores dentro dos ônibus, no sentido de adequação do sistema ao novo modelo de concessão do transporte coletivo anunciado pela Prefeitura, já no ano de 2022”, diz parte do comunicado.

Confira o acordo coletivo de trabalho na íntegra:

Leia mais: Procurador de PG responde pedido de R$ 277 milhões da VCG

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile