em

Ação de socorristas evita morte de trabalhadores

Uma ação integrada dos socorristas do Siate, Samu e equipe de resgate do Corpo de Bombeiros conseguiu evitar a morte de dois trabalhadores de uma empresa que realiza a lavagem de caminhões em Ponta Grossa. Ambos foram vítimas de intoxicação, na tarde desta quinta-feira (16). Era por volta das 16h45, quando os socorristas foram comunicados do acidente.

Os dois homens, irmãos, haviam desmaiado no interior do tanque de um caminhão usado para transporte de óleo vegetal. O tanque estava vazio, e os dois faziam a lavagem do interior, quando passaram mal. A suspeita é que o forte cheiro do produto usado na limpeza tenha ocasionado atordoamento e posterior desmaio. Rapidamente, diversas equipes se deslocaram até o local, um terreno nos fundos de um posto de combustíveis às margens da rodovia PRC-373.

As equipes identificaram as duas vítimas no interior do tanque, sendo que uma delas estava inconsciente. Após cerca de 15 minutos, foi possível retirar um homem de cerca de 35 anos, consciente, mas confuso. Com o trabalho coordenado dos socorristas e a ajuda de populares, ele foi levado à ambulância do Samu, estabilizado e, em coma induzido, foi conduzido ao Hospital Santa Casa.

De acordo com o cabo Luiz Alberto, do Corpo de Bombeiros, a outra vítima, de cerca de 24 anos, chegou a ser dada como morta, mas recobrou a consciência durante os esforços para sua retirada.

 

Segurança

“Em serviços como esse, é indispensável o uso de Equipamento de Proteção Respiratória (EPR). O simples fato do tanque vazio já é suficiente para que sejam liberados gases”, explicou o cabo Luiz Alberto, do 2ºGB, ainda sob a emoção de terem conseguido retirar as duas vítimas com vida. O homem de 24 anos foi conduzido ao Hospital Universitário. "Com o uso de máscaras de oxigênio e o trabalho de todos, foi possível retirar ambos com vida, após cerca de 30 minutos de operação", disse o aspirante Daniel Kaneko Leal, do 2º GB.

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.