em

91% das crianças estudam em tempo integral em PG

Ponta Grossa já oferta educação em tempo integral para 91% das crianças da educação infantil e que estudam na rede municipal de ensino. O município conta hoje com 145 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas, com mais de 31 mil alunos matriculados. Somente no ensino fundamental, 66% já estão nesta modalidade. Conforme meta do Conselho Municipal de Educação, a previsão é garantir uma rede 100% integral até 2025.

Para que essa meta seja colocada em prática, o Município garante que está realizando todos os esforços necessários para conseguir alcançar. De acordo com a Secretaria de Educação, Ponta Grossa é uma das cidades mais avançadas no Brasil na criação de condições para ofertar educação em tempo integral. "Somente na infraestrutura, já temos mais de 80 obras de construção ou ampliação finalizadas na cidade", comentou a secretária de Educação, Esméria Saveli.

Segundo a secretária, a meta de ofertar educação em tempo integral para 100% dos alunos representa o cumprimento do projeto de uma cidade desenvolvida, com educação pública e de qualidade para todas as crianças.

"Representa também a consolidação do acesso a um direito das nossas crianças, que é o direito à Educação, garantindo todas as condições não somente de acesso à escola, mas de aprendizagem e permanência, garantindo alimentação, transporte quando necessário, atendimento social, atenção a suas necessidades específicas, tendo em vista o sucesso escolar de todos os alunos”, destacou.

Nível de excelência

Para Esméria, a estrutura necessária para o atendimento em tempo integral é diferente daquela típica brasileira, que oferece a escola apenas na metade do dia.

"Em nenhum país desenvolvido isso acontece. Este é o caminho para que o Município possa não apenas atingir a meta do Plano Municipal de Educação, mas também atingir o nível de excelência em Educação.

Investimentos

A Prefeitura de Ponta Grossa também está investindo R$ 35 milhões, entre 2019 e 2020, na reforma e construção de escolas e Cmeis. Cerca de cinco mil crianças serão beneficiadas.

"Os investimentos em infraestrutura oferecem as condições para que o projeto de Educação em tempo integral possa ser implementado em nossa cidade. Eles foram feitos para que a cidade universalizasse o atendimento a todas as crianças e ampliasse o número de vagas integrais nas creches e também no ensino fundamental".

Formações

Além dos investimentos nas escolas e Cmeis, os professores da rede também são qualificados para trabalhar com a educação em tempo integral.

"Realizamos a formação permanente de nossos profissionais, desde os gestores escolares até os escriturários e serventes escolares, passando pelos professores. Todas as equipes dispõem de tempo para a realização de hora-atividade, participam da Hora de Trabalho Pedagógico Compartilhado, onde avaliam permanentemente o andamento dos processos pedagógicos e planejam intervenções para garantir o aprendizado dos alunos", garantiu Esméria.

O Congresso Municipal de Educação, realizado anualmente, também é um evento realizado para atualização dos profissionais e alinhamentos constantes por meio das ações das assessorias pedagógicas para as escolas.

"Estamos investindo muito na preparação dos professores, porque são eles quem efetivamente colocam em prática esse projeto de Educação. Todos os professores participam da construção e da realização dos projetos político-pedagógicos das escolas e estão comprometidos com esse objetivo de melhorar a Educação em nossa cidade", finalizou a secretária.

 

Comparações de 2012 a 2019

Vagas na Educação Infantil

De 6.046 para 10.781 (aumento de 59,5%)

Vagas nas creches (1 a 3 anos)

2.571 (apenas parte era integral) para 3.250 (totalmente integral) (aumento de 26%)

Vagas na Educação Infantil de 4 e 5 anos

5.152 para 8.169 (aumento de 58,5%).

Vagas na Educação Infantil em Tempo Integral

De 2.547 para 9.675 (aumento de 379%)

Vagas no Ensino Fundamental em Tempo Integral

De 390 para 13.549 (aumento de 3.408%)

Fonte: Secretaria Municipal de Educação

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.