26 de junho de 2026

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no portal e personalizar a publicidade exibida. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de privacidade.

Volta às aulas na rede municipal ainda está indefinida em diversas cidades da região


Por DCMAIS Publicado 28/01/2021 às 00h14 Atualizado 21/02/2026 às 16h48
Ouvir: 00:00
Em Tibagi, ano letivo inicia no dia 4 de fevereiro, mas aulas presenciais não serão retomadas antes de 28 de fevereiro (Divulgação/Prefeitura de Tibagi)

Na rede estadual de educação do Paraná, o ano letivo terá início previsto para 18 de fevereiro, em formato híbrido, com parte dos alunos assistindo às aulas de forma presencial nas escolas, enquanto o restante dos estudantes acompanha a mesma aula de maneira remota, simultaneamente. A intenção é que haja um revezamento semanal entre os estudantes (uma semana em aula remota e uma semana em aula presencial), como forma de reforçar os cuidados de prevenção à covid-19.
Já na rede municipal de ensino de cidades da região, a data da retomada das aulas, assim como o formato e as medidas específicas que serão tomadas estão sendo discutidas entre secretarias municipais de Educação e Saúde em cada município. De forma geral, a situação ainda é indefinida na região.

Tibagi
Em Tibagi, o ano letivo na rede municipal inicia no dia 4 de fevereiro, no sistema remoto (on-line), através de aplicativos, e por meio de atividades impressas. Em reunião realizada nesta terça-feira (26) entre representantes das secretarias da Saúde e Educação, o município decidiu manter suspensas as aulas presenciais até o dia 28 de fevereiro. Segundo a equipe técnica que avaliou as condições atuais da pandemia na cidade e região, ficou concluído que ainda não há índices de segurança para o retorno presencial dos alunos, professores e comunidade escolar em geral. “O momento atual é muito delicado. Durante esse período estaremos avaliando a cada dia a evolução da pandemia na nossa cidade para que possamos ter segurança ao retorno às aulas presenciais”, destaca a secretária municipal de Educação e Cultura, Anne Elize Wrobel.

Castro
Em Castro, profissionais da Secretaria Municipal de Educação estão se reunindo nesta semana para decidir como será a a retomada das aulas na rede municipal de ensino, tanto nas escolas quanto nos centros municipais de educação infantil. A secretária de Educação, Rejane Nocera, deve divulgar um comunicado oficial sobre o assunto na sexta-feira (29).

Jaguariaíva
Em Jaguariaíva, conforme a a secretária municipal de Educação e Lazer, Erla Maria Ribeiro de Mello, o planejamento de ações está sendo feito para que as aulas sejam retomadas no dia 8 de fevereiro, no sistema híbrido. A liberação depende ainda Secretaria Estadual da Saúde e aval do Comitê de Retorno às Aulas Presenciais. Nesta terça-feira, a secretaria deu início, no Cineteatro Municipal Valéria Luercy, às formações e reuniões para aprimoramento da qualidade dos serviços dos profissionais da educação e para alinhamento dos profissionais com o plano de ação 2021.
Na primeira fase da formação, serão focados os protocolos de segurança nas escolas contra a covid-19. Diretores, motoristas, serviços gerais, assessores pedagógicos, merendeiras e outros profissionais da educação vão participar. A formação segue até dia 5, com treinamentos, palestras técnicas e planejamento das atividades nas unidades.

Telêmaco Borba
Com data provável de retomada das aulas em 18 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação está se organizando para planejar de que forma se dará a retomada das aulas na rede municipal.

Palmeira
Será realizada uma reunião nesta semana, entre o prefeito Sérgio Belich e a secretária de Educação, Andrieni Caldas de Paula, para definir os detalhes sobre a volta às aulas.

Carambeí
A secretária municipal de Educação e Cultura, Kátia Harms, afirma que as aulas da rede municipal iniciam dia 10 de fevereiro. No entanto, a forma como as aulas serão retomadas ainda estão sendo discutidas. “Estamos aguardando orientações do Núcleo de Educação e em discussões com a Secretaria Saúde para definir se as aulas serão no formato híbrido, presencial ou remoto”, diz.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.