24 de junho de 2026

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no portal e personalizar a publicidade exibida. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de privacidade.

Veja os municípios do Paraná que registraram o amanhecer mais gelado de 2026


Por Redação Diário dos Campos Publicado 24/06/2026 às 10h43
Ouvir: 00:00
geada_parque_sjp_foto_rdziura-5419
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

A manhã desta quarta-feira (24) foi muito gelada no Paraná. Além disso, o Simepar registrou temperaturas negativas em várias regiões do Estado.

A menor temperatura do ano apareceu em Palmas, com -2,9°C. Segundo o Simepar, outras 19 estações também marcaram as menores temperaturas de 2026.

Com isso, o frio atingiu cidades do Noroeste, Oeste, Sudoeste e Centro-Sul. Ainda assim, o Simepar prevê novos recordes de temperatura mínima nesta quinta-feira (25).

Menor temperatura no Paraná

Palmas registrou a menor temperatura de 2026 no Estado. A estação meteorológica do Simepar marcou -2,9°C nesta quarta-feira.

Além de Palmas, outras cidades tiveram as menores marcas do ano. A lista inclui Altônia, Assis Chateaubriand, Capanema, Cascavel, Cruzeiro do Iguaçu, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão.

Também aparecem na relação General Carneiro, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Palotina, Pato Branco, Pinhão, Nova Prata do Iguaçu, Santa Helena, São Miguel do Iguaçu, Toledo, Ubiratã e União da Vitória.

Além disso, a estação do Distrito de Entre Rios, em Guarapuava, marcou -0,3°C. Nas demais estações do Simepar, as menores temperaturas do ano ocorreram entre 11 e 13 de maio.

Sensação térmica

A sensação térmica também ficou negativa em várias cidades. Esse cálculo considera a temperatura registrada no termômetro e a influência do vento.

Nesta quarta-feira, o frio foi sentido com mais força em Cascavel, Guarapuava, Irati, Francisco Beltrão, General Carneiro, Lapa e Laranjeiras do Sul.

Além dessas cidades, Palmas, Palotina, Pato Branco, Pinhão, Toledo, Ubiratã e União da Vitória também registraram sensação térmica negativa.

De acordo com o meteorologista Lizandro Jacóbsen, o frio tem relação com uma massa de ar polar no Sul do País.

“O declínio nas temperaturas é reflexo da presença de uma massa de ar polar no Sul do País. Cidades da serra catarinense e vários municípios gaúchos também registraram temperaturas negativas. O resfriamento atingiu todas as regiões do Paraná. Até mesmo nas porções mais a Leste e Norte a temperatura ficou abaixo dos 10°C”, ressalta.

Geada

Com o frio e o tempo seco, houve registro de geada nas áreas mais frias do Paraná. Entre elas, estão cidades como General Carneiro e Guarapuava.

Ao longo do dia, o tempo permanece estável. Não há previsão de chuva na maior parte do Estado.

No entanto, algumas regiões ainda terão nebulosidade pela manhã. Isso vale para o Norte Pioneiro, os Campos Gerais e a divisa com São Paulo.

Além disso, a nebulosidade segue presente entre a Serra do Mar e o Litoral. Nesses locais, há possibilidade de chuvisco ocasional.

Durante a noite, o frio deve ficar ainda mais intenso. O período coincide com o jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo.

Já na quinta-feira (25), o Simepar espera novos recordes de temperatura mínima em várias regiões. Porém, a massa de ar frio começa a perder força apenas na sexta-feira (26).

Por fim, o Simepar monitora a aproximação de uma frente fria no fim de semana. Com isso, a chuva deve retornar ao Paraná nos próximos dias.

(Agência Estadual de Notícias)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Redação Diário dos Campos
Redação Diário dos Campos

A Redação do Diário dos Campos é composta por uma equipe de jornalistas e colaboradores, que produzem conteúdo de qualidade, com foco especial em Ponta Grossa (PR) e região dos Campos Gerais. O DC foi fundado em 1907 como jornal impresso, e atualmente publica notícias em diferentes plataformas.