em

Vacinação contra a aftosa pode acabar até 2025

Divulgação

Katia Abreu fez a declaração durante um seminário em São Paulo, na última terça

Na última terça-feira (16), a ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, declarou que, ainda este ano, todos os 26 estados do Brasil e o Distrito Federal serão reconhecidos como livres de febre aftosa com vacinação. O anúncio foi feito durante o Seminário Perspectivas para o Agribusiness 2015 e 2016, promovido pela BM&F Bovespa, em São Paulo. O status deverá ser estendido ao Brasil em 2016, pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). A ministra firmou ainda que até 2025 o OIE deverá reconhecer o país como livre da doença sem vacinação.

“Falta apenas o reconhecimento pleno aos estados do Amazonas, Roraima e Amapá como livres da doença”, afirma. Atualmente, apenas Santa Catarina é considerada como livre de aftosa sem vacinação. Katia também comentou o acordo de cooperação internacional com a Venezuela para diminuir o risco de entrada do vírus no Brasil pela fronteira. “Vamos entrar na Venezuela com a permissão do seu governo para ajudá-la a montar um sistema de defesa agropecuária.”

Kátia Abreu garantiu que não faltarão recursos para as ações de defesa agropecuária, uma vez que o orçamento do setor não foi afetado pelo ajuste fiscal promovido pelo governo federal.

Paraná

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, declarou apoio ao anúncio da ministra. “O Brasil está cercado por países e zonas livres da vacinação. Todos estão avançando e o nosso país precisa acompanhar”. Em relação ao fim da vacinação no Paraná, Ortigara declarou que o processo é muito importante não só para a atividade bovina, mas também para as proteínas de uma forma geral. (Com Assessorias)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.