em

Vacinação de adolescentes está prevista para setembro

Foto: Divulgação/Celso Ávila

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou que adolescentes de 12 a 17 anos serão incluídos no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a covid. A inclusão será iniciada após o país finalizar a aplicação da primeira dose em adultos (mais de 18 anos). A projeção é a partir do mês de setembro.

O plano é o mesmo aplicado para os adultos. Ou seja, adolescentes com comorbidades são os primeiros a serem imunizados. A medida ficou acertada durante reunião entre o Ministério e representantes de estados e municípios.

Questionada pela reportagem sobre o número estimado de adolescentes em Ponta Grossa, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) diz que “está aguardando melhores informações, que serão fornecidas pela 3ª Regional de Saúde, e, assim que receba, poderá repassar o quantitativo”.

Intervalo de doses

Também foi definido em reunião que, após a aplicação da primeira dose dos imunizantes em todo o país, o Ministério deve decidir sobre a antecipação do intervalo entre as duas doses da Pfizer, que, atualmente, é de 90 dias. Na bula do fabricante, o intervalo é de 21 dias.

A redução é estudada para acelerar a imunização diante do crescimento dos casos da variante delta. “Nossa expectativa é atingir a população acima de 18 anos vacinada até o começo de setembro. A partir daí, vamos discutir a redução no intervalo da dose da Pfizer, assim a gente avançaria com a segunda dose em um número maior de pessoas e também os abaixo de 18 anos”, explica Queiroga.

Gestantes

Gestantes e puérperas que receberam a primeira dose da vacina Astrazeneca contra a covid devem tomar a segunda dose preferencialmente da Pfizer e, em caso de indisponibilidade deste imunizante, da Coronavac. No Paraná, 2.252 mulheres deste público foram vacinadas com a Astrazeneca – 1.575 gestantes e 677 puérperas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.