em

Tirol inicia produção em Ipiranga, nos Campos Gerais

Nos próximos dias caixas de leite com embalagens da cidade dos Campos Gerais serão disponibilizadas para venda no Paraná

Foto: José Aldinan

Dois anos após o início das obras da primeira unidade própria da marca fora de Santa Catarina, a Tirol deu o “start” na produção da sua fábrica em Ipiranga. Localizada à margem da BR 373, a 30 km do centro de Ponta Grossa, a planta possui cerca de 33 mil m² de área construída. De acordo com o diretor comercial da Tirol, Jossemar Olivo, a operação em teste começou na última semana de maio. 

“Ela tem um caminho nas primeiras semanas de avaliação, de teste e acompanhamento e, nesse momento, já produz os lotes iniciais. A partir dessa semana ou da semana que vem possivelmente serão encontradas caixas de leite já com embalagem de Ipiranga iniciando as entregas dentro do estado do Paraná. Primeiro estabilizaremos a questão do leite UHT tampa rosca regular, e os demais insumos como creme de leite e achocolatado serão para um pouco mais a frente”, explica o executivo.

Para a implantação da indústria foram investidos R$ 152 milhões e 160 empregos diretos estão sendo gerados inicialmente pela operação. De acordo com a marca, a escolha pela nova região foi motivada pelo estado do Paraná ser um dos maiores mercados de lácteos da marca Tirol no Brasil, bem como pela facilidade de acesso ao mercado

Produtos

Segundo Olivo a produção já é diária: começou com 150 mil litros/dia e vai subindo dia a dia conforme vai sendo incorporada a captação de leite e a fábrica vai estabilizando. A capacidade inicial de produção da unidade, com foco de leite longa vida (UHT), será de 600 mil litros por dia, com potencial de expansão para até 1,2 milhão de litros a partir de futuras ampliações, além de possibilitar a inclusão de outros produtos lácteos no mix de atividades.

A Licença de Operação concedida à fábrica permite a produção diária de 100 mil litros de leite desnatado, 100 mil litros de leite semidesnatado, 1,22 milhão de litros de leite integral, 40 mil litros de achocolatado e 40 mil litros de creme de leite. Tudo isso será possível graças à capacidade produtiva permitida de 1,5 milhão de litros de leite in natura por dia como matéria-prima.

Captação de leite

Assim como foi feito com a contratação de mão de obra, a Tirol afirma que dá preferência para captar leite de produtores da região. A empresa já possui parcerias na região há cinco anos e a expectativa é, segundo Guilherme Prado, coordenador de captação de leite, ampliar a captação em 8 vezes.

De acordo com o diretor comercial Jossemar Olivo as negociações continuam. “Os produtores vão sendo trabalhados e incorporados conforme as negociações vão sendo fechadas. Desta forma não temos um número exato ainda, mas continua o trabalho de busca e prospecção de negociação. Isso agora entra em um ciclo normal correspondente ao tamanho da fábrica em início de operação, mas deve aumentar bastante nos próximos dias e meses”, avalia.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.