em

Tibagi tem convocados para o Mundial de Canoagem

Equipe de Tibagi mantém tradição de resultados positivos. Foto: Divulgação

Três atletas da cidade de Tibagi, a 90 quilômetros de Ponta Grossa, estão convocados para o Campeonato Mundial de Canoagem “Descida Sprint”. A competição está programada para a Eslováquia, mais precisamente em Bratislava, entre os dias 21 e 26 de setembro deste ano. A convocação foi confirmada por uma circular emitida pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa).

Os representantes de Tibagi são Anderson José Moura, André Luiz de Paula e Luiz Antônio Pereira Machado. Os dois primeiros vão disputar a modalidade “K1 masculino”, enquanto Luiz Antônio está na “C1 masculino”.

Os três canoístas devem confirmar participação até o dia 15 de julho. O responsável pela comissão técnica brasileira será Rodrigo Barbosa de Miranda e o chefe de equipe, Rafael Girotto (supervisor da modalidade).

“A convocação deles é de grande valia para todo o esporte tibagiano”, afirma Rodinaldo de Camargo Cristovam, gerente de Esportes de Tibagi. “Além de coroar todo o esforço colocado no dia a dia nos treinos desses atletas, isso ainda serve de inspiração para os demais jovens seguirem na modalidade”, acrescenta.

Tradição

Tibagi é conhecida pela prática dos esportes de aventura. Há um mês, por exemplo, o time sub-23 de rafting ficou na 2ª posição do Campeonato Brasileiro da WRF (World Rafting Federation) e conquistou vaga para o Mundial, que será disputado na Itália em 2022.

Luiz Fernando (Carneiro), João Marcos Júnior (Quinha), Allan Kauã e Luiz Antônio levaram o troféu e a vaga para o município dos Campos Gerais. Luiz Antônio é o mesmo que tem lugar assegurado na canoagem em Bratislava.

Histórico de medalhas

No final da temporada 2019, cinco meses antes da pandemia, 13 atletas da Associação Tibagiana de Canoagem (Atica) representaram a cidade no Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom, maior evento da categoria no país e que aconteceu durante os jogos de Aventura e Natureza, em Foz do Iguaçu. Eles retornaram da fronteira com 11 medalhas na bagagem.

Naquela oportunidade, André de Paula, Renan Soares e Anderson Moura conquistaram o bronze na prova de Canoagem Slalom Cross por equipe. André também garantiu o bronze na prova de Canoagem Slalom Cross Individual.

Somaram-se a eles Ravanna Liedmann Ribeiro e Bruno Gustavo de Castro, que garantiram o primeiro lugar da C2 Misto. Bruno também assegurou o segundo lugar da C1 Masculino Júnior. Luiz Kauã Costa de Paula foi campeão do C2 Infantil e terceiro no Caiaque Infantil. Anthony Luiz Pereira da Silva voltou pra casa com o campeonato da categoria C2 Mista Infantil e o segundo lugar na C1 Infantil.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.