em

Senhorinha de Tibagi, Dona Júlia, completa 121 anos e ganha bolo

Amantina dos Santos Duvirgem, ou simplesmente Dona Júlia, no dia que completou 121 anos

Possivelmente a mulher mais idosa do mundo vive em Tibagi. No dia 22 de junho deste ano, Amantina dos Santos Duvirgem, ou simplesmente Dona Júlia, completou 121 anos. Ela mora na localidade de Serra Gaias, no distrito de Caetano Mendes, a 35 km da sede do município.

Dona Júlia, que mede cerca de 1,5 m, mora em uma casa que foi toda adaptada para ela e recebe os cuidados de Maria Edenir Lúcio, que a acompanha há pelo menos 20 anos.

“A Dona Júlia não fala, mas entende tudo o que é falado pra ela”, diz a assistente social Helen Cristina Pereira, que trabalha no Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Sua alimentação preferida é bolo de polvilho ‘de Tibagi’ e ovo cozido. “Ela não tem diabetes, dor de cabeça e nem pressão alta. Não toma remédio e não tem cabelo branco. E adora usar brincos e pulseiras”, continua Helen.

Atualmente, Dona Júlia recebe o Benefício de Prestação Continuada. Ela era uma andarilha e vivia sozinha, até ser adotada por uma família quando fez 100 anos, no vilarejo onde reside.

No entanto, ela não tinha documentos e a forma encontrada para atestar sua idade foi por meio de testemunhos de pessoas mais velhas do que ela. Em julho de 2017 ela tirou o título de eleitora. Já tinha o Registro Geral, no qual consta que nasceu em 22 de junho de 1900.

Este ano, a festa em comemoração aos 121 anos aconteceu na própria casa de Dona Júlia. Foi uma iniciativa da primeira-dama Kelly Oliveira, de assistentes sociais e do Programa do Voluntariado Paranaense.

Devido à pandemia, foi só levado um bolo para a Dona Júlia e um presente, confeccionado pelas costureiras do Provopar.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.