em

Região renova mais da metade das Prefeituras; seis conseguem reeleição

DEM é o partido com maior número de cidades nos Campos Gerais

Os 18 municípios dos Campos Gerais – seguindo os critérios da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e excluindo Ponta Grossa, que terá segundo turno – estará com 12 caras novas nas Prefeituras a partir de 2021. Somente seis nomes vão permanecer no poder pelos próximos quatro anos.

Os poucos reeleitos são: Moacyr Fadel (Castro), Nato Moura (Curiúva), Idir Treviso (Ivaí), Abimael do Valle (São João do Triunfo), Nelson Pezinho (Sengés) e Doutor Márcio (Telêmaco Borba).

Em contrapartida, não conseguiram reeleição Nerilda Penna (Arapoti), Lauzinho (Imbaú), Luiz Blum (Ipiranga), Neto (Reserva), Rildo Leonardi (Tibagi) e Helly (Ventania).

O partido com o maior número de Prefeituras nos Campos Gerais será o DEM, com quatro. Logo atrás aparece o PSD – partido do governador Ratinho Junior – com três nomes. Já PSB e Podemos terão dois municípios cada.

Com apenas uma cidade ficaram PT, PDT, Patriota, PSDB, PSC, Republicanos e PL.

CASTRO

Com 25.298 votos (67,19%), Moacyr Fadel (Patriota) está reeleito como prefeito de Castro. A candidatura está sub judice, mas a chapa pode assumir o cargo caso o TSE não julgue o recurso até a data de posse e diplomação.

Se o Tribunal cassar a o prefeito futuramente, ele precisará deixar a Prefeitura e a tendência jurídica, de acordo com o entendimento do STF, é de que a cidade passe por novas eleições. Por outro lado, se o TSE der ganho de causa ao prefeito, ele permanecerá no poder por mais quatro anos.

Fadel, 50 anos de idade, fez 6.908 votos a mais em relação ao pleito de 2016 e derrotou Marcelo Menarim, do PSD. O atual prefeito chega ao quarto mandato. Ele assumiu esteve no Executivo nos períodos de 2005 a 2008, 2009 a 2012 e durante a gestão de 2017 a 2020.

A majoritária teve composição entre Patriota, PSL, PSC, PP e Podemos. O vice é Álvaro Telles, 61 anos – radiodifusor, presidente do PSL em Castro e atual vice-prefeito do município.

TELÊMACO BORBA

Dr. Márcio permanece à frente da Prefeitura. Filiado ao PDT, ele obteve uma das maiores aprovações da região, com 76,40% do eleitorado válido (28.063 votos). Uma diferença superior a 20 mil votos para Thiago Chamorra, do PSD, segundo colocado.

Nascido em Mineiros do Tietê (SP), Márcio Artur de Matos tem 74 anos e é médico. Em 2016 havia conseguido 17.253 votos, o que mostra um crescimento de aceitação quatro anos depois.

A vice-prefeita é a farmacêutica Rita Mara de Paula Araújo, que ocupa o cargo atualmente e está filiada do Partido Liberal (PL). A coligação foi formada por PL, Cidadania, PROS, PDT, DEM, Republicanos, MDB, Avante e PCdoB.

PALMEIRA

Sérgio Belich, do DEM, é o novo prefeito do quarto maior colégio eleitoral dos Campos Gerais. Com 9.193 votos, o que representa 46,86%, ele bateu o aparente favoritismo do jovem Dênis Sanson, do PSD, que ficou em segundo com 6.947 votos. O candidato da situação, Marcos Ribas (PSDB), ficou com o terceiro lugar.

Sérgio Luís Belich, 50 anos, é administrador e passou pela Câmara de Palmeira após as eleições de 2004 e 2008 – sempre pelo mesmo partido.

A coligação majoritária teve apoio do Progressistas (PP). O novo vice-prefeito do município é o Major Schulli, da Polícia Militar.

JAGUARIAÍVA

A eleição do município está sub judice. A atual vice-prefeita, Alcione Lemos (DEM), foi a candidata mais votada, com 8.249 votos (45,50%). Ela deixou em segundo lugar Graciane Cava (Cidadania), que teve a preferência de 34,90% do eleitorado.

Porém, a candidatura de Alcione está com recurso na Justiça e pode ser indeferida. Caso a cassação se confirme, caberá ao Tribunal decidir o destino político e administrativo de Jaguariaíva.

A coligação majoritária teve cinco partidos: DEM, PP, PSL, PSD e PROS. Alcione é viúva, tem 60 anos e a área de atuação é de professora do ensino fundamental. Nascida em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, ela ocupou a secretaria de Educação, Esporte e Cultura do município.

O vice era o empresário Reginaldo Cheirubim, de 59 anos, do PSD. Cheirubim, no entanto, desistiu após os problemas com o registro de Alcione. Quem assumiu o posto de vice foi o vereador Adílson Gordo, de 43 anos.

RESERVA

O jovem Lucas Machado, do Podemos, desbancou a situação na corrida pela Prefeitura. O atual prefeito, Neto (PSD), ficou em segundo lugar na disputa, enquanto o vice, Ricardo (PSL), terminou o pleito em terceiro.

Assim, a cidade de Reserva terá um administrador de apenas 28 anos de idade – o mais novo da região. Lucas Machado Ribeiro nasceu no próprio município, é trabalhador rural e terá como vice Ana Maria Pachalki, de 48 anos. Ambos, segundo o TSE, nunca haviam se candidato a cargos eleitorais.

O novo prefeito conseguiu 6.707 votos (44,78%). Foram mais de 3 mil de vantagem sobre o experiente Neto.

ARAPOTI

O empresário Irani Barros, do PSDB, obteve 5.288 votos (39,35%) e é o novo prefeito. Ele bateu a atual administradora do município, Nerilda Penna (PSB), por 606 votos de diferença.

Barros nasceu em Arapoti, é casado e possui ensino superior completo. Há quatro anos também se candidatou à Prefeitura e ficou atrás de Braz Rizzi. Na época filiado ao PDT, o concorrente somou 5.528 votos (38,77%).

O vice é Jan Roelof Pot, o ‘Potinho’ – filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

PIRAÍ DO SUL

Em disputa acirrada, o novato Henrique Carneiro, do DEM, está eleito. Com 4.031 votos (28,89%), ele derrotou o experiente Tim Milléo (PSD) por apenas 386 votos.

Henrique de Oliveira Carneiro, de 32 anos, teve apoios do PTC e do PTB. Carneiro é servidor público e nasceu em Ponta Grossa.m Com perfil semelhante aparece o vice Wagner Alan Zadra. O castrense é engenheiro, também tem 32 anos, e está filiado ao Partido Trabalhista Cristão. Zadra há quatro anos era o vice de Toto, do PTB.

ORTIGUEIRA

O novo prefeito é o vereador Ary Mattos, do DEM. Ele superou Roque (PSL) e Cezar Luhm (PROS), obtendo no total 57,63% do eleitorado válido, o que significou 8.157 votos.

Ary de Oliveira Mattos nasceu em Ortigueira, tem 67 anos e é agricultor. O democrata é vereador desde 2004, quando foi o mais votado da cidade com 1.380 votos – quase 10% dos válidos. A majoritária contou com dez partidos coligados.

Ary terá como vice o cientista político Gilson Vinutti, de 38 anos – filiado ao Republicanos. Ele está no meio político desde 2012, quando participou da eleição para vereador e ficou de fora da Câmara.

CARAMBEÍ

Filha do ex-prefeito Alci, Elisângela Pedroso (PSB) será a sucessora de Osmar Blum na Prefeitura. Ela derrotou a chapa da situação com 5.514 votos (45,07%).

Nascida em Ponta Grossa, mas criada na cidade vizinha, a nova prefeita foi a vereadora mais votada em 2012. Na eleição seguinte tentou chegar ao executivo e terminou na segunda posição com 3.763 votos – atrás de Blum. De 2017 até a metade deste ano assessorou nos Campos Gerais o deputado estadual Romanelli.

Ela terá como vice o ex-presidente da Câmara Municipal Jeverson Gomes, do PDT.

TIBAGI

Butina, do PSC, desbancou o atual prefeito Rildo Leonardi (MDB) e assumirá o Poder Executivo na cidade vizinha de Ponta Grossa. A diferença entre eles foi de 555 votos: 5.461 a 4.906.

Artur Ricardo Nolte, o popular ‘Butina’, teve apoio de outros seis partidos. Numa eleição apertada em 2008, ele foi o terceiro colocado da disputa com 27,53% dos votos válidos. Quatro anos depois, Butina foi o vice-prefeito da eleita Ângela Mercer.

Nascido em Teixeira Soares, ele atua como agricultor e está com 60 anos de idade. O vice é Jorge Cardoso – comerciante de 67 anos. Cardoso é um dos vereadores de Tibagi.

SENGÉS

A maior diferença entre candidatos nas eleições ocorreu em Sengés, onde Nelson Pezinho (PSD) está reeleito com 82,76% dos votos. Ele venceu Claudemir Vieira, do Solidariedade.

Nelson Ferreira Ramos, o Pezinho, foi vice-prefeito entre 2005-2008. A ficha pessoal mostra que Pezinho nasceu em Itararé (SP) – ao lado de Sengés, está com 71 anos de idade, é casado e tem ensino fundamental completo.

O vice de Pezinho será Luiz da Farmácia, que concorreu há quatro anos contra o prefeito. Luiz Carlos Giovanetti é do Partido Socialista Brasileiro (PSB).

SÃO JOÃO DO TRIUNFO

O Partido dos Trabalhadores (PT) continua à frente de São João do Triunfo – a 90 quilômetros de Ponta Grossa. Abimael do Valle está reeleito com 69,41% dos válidos (6.056 votos). Ele ampliou a votação de quatro anos atrás, quando chegou ao poder com 4.315 votos (47,37%).

Abimael nasceu em Palmeira, tem 39 anos e é advogado. Nesta eleição esteve coligado com outros três partidos: Republicanos, PROS e PSB. O vice será Geraldo Chaves Alves.

IPIRANGA

Douglas Modesto, do PSB, assumirá o comando de Ipiranga nos próximos quatro anos. Ele deixou para trás o experiente e atual prefeito Luiz Blum (PSD) na disputa. Modesto obteve 4.851 votos, o que representa 54,27%.

Douglas Davi Cruz, o ‘Douglas Modesto’, é advogado, tem 36 anos e ocupou a Câmara Municipal entre 2005 e 2008. Na época recebeu 344 votos (4,17% dos válidos) pelo PMDB.

A vice será a servidora pública Ivonete Gobel Costa, de 46 anos. Ela foi a quarta vereadora mais votada em 2016, quando somou 382 votos.

CURIÚVA

Nato Moura, do PSD, se reelegeu com tranquilidade. Ele conseguiu 5.593 votos (75,15%) contra 1.525 de Marlene Tobias (PSB), que ficou na segunda colocação.

O empresário é natural de Ibaiti, tem 54 anos de idade e governa a cidade desde 2017. Na eleição anterior, Nata Nael Moura dos Santos teve mais dificuldade e uma diferença apertada na disputa com Professor Laertes.

Nato terá como vice Luiz Vantuil Ajuz, de 57 anos. ‘Tuil Ajuz’ – como é conhecido – também é empresário, nasceu em Curiúva e já ocupa o cargo de vice-prefeito no município.

IVAÍ

Idir Treviso (PSD) conseguiu a reeleição com boa margem de votos. Foram 5.712 obtidos (69,52%). Mais que o dobro do adversário Dalnei Neiverth, do PSL.

Com o resultado, Treviso alcança o quarto mandato nas últimas cinco eleições. Antes, ele esteve na Prefeitura entre 2005 e 2012. O prefeito é gaúcho de nascimento e está com 65 anos de idade. Há quatro anos, ele conquistou 4.202 votos. Ou seja, ampliou a margem da vitória.

O agricultor Orli de Cristo permanecerá como vice-prefeito em Ivaí.

IMBAÚ

A cidade terá uma administração feminina nos próximos quatro anos: Dayane Sovinski, do Republicanos, venceu o pleito com 3.612 votos (54,72%). Ela deixou para trás o atual prefeito Lauzinho (PROS), que tentava o quarto mandato nos últimos 16 anos.Dayane compôs a maior chapa do município, contando com apoio de PP e PSB. Nascida em Telêmaco Borba, a nova prefeita é empresária, tem 37 anos de idade e, de acordo com o sistema do TSE, nunca havia se candidatado em eleições recentes.

O vice será Davi José Antunes Teixeira, o ‘Davi da Charqueada’. Ele ocupa uma das cadeiras da Câmara Municipal. Davi tem 50 anos e também é empresário.

VENTANIA

Oito anos depois, José Luiz Bittencourt, o ‘Zélio’, reaparece como prefeito de Ventania. Nascido em Tibagi, ele está com 64 anos de idade e ocupa a função de comerciante. Filiado ao Partido Liberal (PL), o novo prefeito se coligou com o PSD.

Zélio retorna à Prefeitura com 2.290 votos (38,68%). Ele deixou para trás Arnaldo Agro Center (MDB), que fez 1.946 votos. O atual prefeito, Helly (DEM), ficou apenas no terceiro lugar do pleito, somando 1.320.

A vice-prefeita de Ventania será Ione Tomaz Pereira de Camargo, de 55 anos.

PORTO AMAZONAS

O menor colégio eleitoral dos Campos Gerais será administrado nos próximos quatro anos pelo policial civil Elias Gomes da Costa, do Podemos. Ele somou 1.709 votos, o que representa 53,47% dos válidos. A diferença para o vereador Lincon Soldi (PSL) foi de apenas 293 votos.

Elias Gomes da Costa, de 51 anos, tentou vaga na Câmara Municipal em duas oportunidades: 2008 e 2012. Neste ano, ele contou com o apoio do maior número de partidos na cidade. Filiado ao Podemos, ele conseguiu suporte de MBD e PSD.

O vice será o ex-vereador Gandin Júnior, que esteve no Legislativo entre 2013 e 2016. Ele nasceu em Porto Amazonas, tem 35 anos e está filiado ao Partido Social Democrático (PSD).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.