Pré-candidatos ao Governo do PR participam de primeira sabatina

A União de Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná (UVEPAR), em parceria com a DATALEGIS, realizou durante a 5ª Marcha dos Legislativos Municipais Paranaenses a primeira sabatina com pré-candidatos ao Governo do Estado do Paraná para as eleições de 2026. O evento, realizado entre terça (16) e sexta-feira (19) da semana passada, reuniu lideranças políticas, representantes do Legislativo Municipal e importantes autoridades do cenário institucional paranaense.
Leia também:
- Pesquisa sobre cuidadores de idosos chega a 38 municípios nesta semana
- Produtores têm até 30 de junho para atualizar rebanho no Paraná
- Governo do Paraná leiloa 42 máquinas gráficas de vários tipos
Pré-candidatos presentes na sabatina
Participaram da sabatina os pré-candidatos Requião Filho, Luiz França, Sandro Alex e Rafael Greca, que apresentaram suas propostas e visões para o futuro do Paraná em encontro com vereadores, presidentes de câmaras municipais, assessores parlamentares, procuradores, diretores legislativos, servidores públicos e lideranças de diversas regiões do Estado.
A programação contou ainda com a participação do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza, e do ex-desembargador José Rodrigo Sade, que participaram de palestra seguida de debate com vereadores e representantes dos legislativos municipais, abordando temas relacionados à segurança do processo eleitoral, à transparência e às normas que envolvem o pleito de 2026.
As sabatinas aconteceram na quarta (17) e na quinta-feira (18) passada.
Ausência
O evento também contou com o convite ao senador Sergio Moro, que não pôde participar em razão de compromissos de agenda.
Jogo das Eleições
Os inscritos participaram do “Jogo das Eleições”, atividade conduzida pela Escola Paranaense de Direito, em conjunto com a UVEPAR, a equipe da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), a OAB, o Instituto Mais Cidadania e o TRE-PR. A atividade contou com a participação dos diretores da Escola Paranaense de Direito, Luiz Gustavo de Andrade e Roosevelt Arraes, e teve como proposta a simulação do processo eleitoral e a compreensão prática das etapas do sistema democrático.
Marcha dos Legislativos
Além da sabatina, a programação da 5ª Marcha dos Legislativos Municipais Paranaenses contou com palestras, capacitações e debates sobre gestão pública, controle interno, qualidade legislativa, fiscalização das contas públicas, atualização do processo legislativo e os desafios relacionados às eleições de 2026.
A 5ª Marcha dos Legislativos Municipais reuniu representantes de câmaras municipais de diferentes regiões do Paraná, além de instituições como o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), a Escola do Legislativo da ALEP, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), a Escola Paranaense de Direito, a OAB, a Secretaria Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa e a DATALEGIS, com programação voltada ao debate institucional, à capacitação e ao fortalecimento da atuação legislativa municipal.
Fortalecimento do diálogo entre municípios
Segundo a presidente da UVEPAR, Fatima Castro, a realização da sabatina reforça o papel institucional da entidade na promoção do diálogo entre os municípios e os atores que participam da construção do futuro do Estado.
“Nosso objetivo é fortalecer o Legislativo Municipal e garantir que os vereadores tenham acesso direto às propostas daqueles que se colocam à disposição para conduzir o Paraná. É um espaço de diálogo institucional, qualificação e responsabilidade pública”, afirmou.
A UVEPAR e a DATALEGIS agradecem a participação de vereadores, servidores públicos, autoridades, palestrantes e instituições parceiras que contribuíram para a realização da 5ª Marcha dos Legislativos Municipais Paranaenses. (Com informações: Assessorias)

