22 de junho de 2026

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no portal e personalizar a publicidade exibida. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de privacidade.

PM adota tecnologia que informa multas nas rodovias em 24 horas


Por Das assessorias Publicado 18/08/2021 às 18h58 Atualizado 21/02/2026 às 09h02
Ouvir: 00:00
Foto: Divulgação BPRv

A PM está adotando nova tecnologia que informará multas nas rodovias em 24 horas. Para isso, os policiais rodoviários estão recebendo 80 smartphones, entregues através de uma parceria com o Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná (DER-PR).

Os celulares serão adaptados com aplicativos e informações que devem permitir a lavratura do auto de infração diretamente do local de abordagem.

Isso pode agilizar o trâmite para o condutor, que receberá em seu celular o comprovante do auto. Os aparelhos estão recebendo atualizações e a preparação para serem utilizados nos 54 postos rodoviários e nas seis companhias da unidade em todo o Estado, o que dará velocidade à notificação de multas nas rodovias.

Multas nas rodovias

Desde o início do ano até este mês de agosto, o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) já lavrou mais de 85 mil autuações de diversas naturezas. Segundo o porta-voz do batalhão, tenente Sidnei Hudach, a maioria das infrações é relacionada à falta do porte de documentos obrigatórios (CNH e CLRV), pendências administrativas do veículo ou do condutor, e falta de habilitação legal.

“Com o celular institucional e dados móveis, o policial rodoviário poderá fazer a lavratura da autuação mais rapidamente, diretamente do local onde foi constatada a infração”, diz Hudach.

Recursos

O principal recurso que será utilizado no celular será o aplicativo GIT-Mobile (Gestão de Infrações de Trânsito). O app foi desenvolvido pela Celepar e pelo Detran-PR para uso restrito dos policiais militares habilitados para fiscalização de trânsito. Com o recurso, é possível aplicar multas nas rodovias, fazer registro de imagens, obtenção de assinatura de condutores e consultas de veículos.

Segundo o tenente, até então o policial militar fazia a autuação pelo bloco físico, que depois era inserido no sistema, ou diretamente no site GIT pelo computador. Com a criação da versão Mobile e o uso no celular, todo o trâmite foi otimizado em favor do cidadão.

Em até 24 horas ele recebe em seu e-mail a notificação da infração referente a multa nas rodovias. “Para o BPRv, o avanço é enorme e vai permitir maior dinamismo para o policial que está na ponta, a fim de que o processo seja mais célere”.

Adequação

Os celulares doados pelo DER-PR possuem dados móveis do Estado e serão formatados pela Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico e Qualidade (DDTQ).

Vão receber os aplicativos de segurança pública que só envolvam o policiamento rodoviário e sejam destinados somente para fiscalização, autuação e geração de multas nas rodovias, com acesso por login e senha, para depois serem distribuídos aos Postos Rodoviários e Companhias do BPRv de todo o Estado.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.